Com mais de 40% de mulheres no Conselho de Administração, companhia é a única do Nordeste a ser reconhecida por iniciativas para diversidade de gênero
Com seu Conselho de Administração formado por mais de 40% de conselheiras e presidido por uma mulher, Consuelo Dias Branco, a M. Dias Branco recebeu o prêmio 30% Club Brazil Award. A cerimônia de premiação foi realizada em 30 de novembro, em São Paulo, e a companhia foi representada por Maria Regina Saraiva Dias Branco, Vice-Presidente de Administração, Desenvolvimento e Sustentabilidade, e Andréa Nogueira, Conselheira de Administração e Diretora de Gente, Gestão e Sustentabilidade da companhia.
Das 17 companhias premiadas, a M. Dias Branco é a única da região Nordeste. A iniciativa global 30% Club é voltada aos países do G20 (as 20 maiores economias do mundo) e tem por objetivo promover ao menos 30% de mulheres para os Conselhos de Administração das 100 maiores Companhias listadas na B3.
A M. Dias Branco tem mais de 40% do conselho formado por mulheres. No Brasil, as companhias elegíveis à premiação integram o índice IBRx100, que reúne as 100 ações mais negociadas na B3.
O objetivo do Prêmio 30% Club Brasil, realizado este ano pela primeira vez, é reconhecer e premiar as Companhias que apoiam e acreditam na agenda de colegiados diversos, que contemplam o equilíbrio de gênero, bem como para acelerar a trajetória do crescimento das lideranças femininas.
No discurso de agradecimento, Andréa Nogueira destacou que a história empreendedora da Companhia, iniciada há 70 anos no Ceará, foi baseada no respeito às diferenças e meritocracia, o que favorece a evolução contínua da liderança feminina. Ressaltou que a representatividade feminina de 40% já é uma realidade em dois Comitês de assessoramento ao Conselho (ESG e de Gente e Gestão). Já o Comitê de Auditoria é coordenado por uma mulher. Destacou a importância da participação de conselheiras e executivas do Nordeste nos fóruns nacionais de alta gestão, trazendo riqueza e diversidade regional às discussões.
“Esse prêmio só nos inspira a continuar avançando em governança e em diversidade. Que nós, da M. Dias Branco, possamos continuar influenciando nesta direção”, afirmou a conselheira e executiva.
Regina Saraiva Dias Branco destaca que a empresa estabeleceu entre as metas para a Agenda Estratégica de Sustentabilidade ter 40% dos cargos de liderança ocupados por mulheres até 2030. Esta meta está aderente aos Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável do Pacto Global da ONU, do qual a companhia é signatária: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
Atualmente 24% de mulheres ocupam posições de liderança, incluindo gerência, diretoria e vice-presidência, em um quadro que conta com mais de 17 mil colaboradores. “Temos feito esforços para que este índice aumente ano a ano”, finaliza Regina.
A companhia já foi reconhecida também em outras iniciativas para o desenvolvimento de lideranças femininas. Desde julho de 2022, a M. Dias Branco integra a carteira do Índice Teva Mulheres na Liderança (ETF ELAS11), gerido pelo Banco Safra e listado para negociação na B3. É o primeiro índice quantitativo do Brasil sobre a presença de mulheres na governança, mapeando mais de 150.000 cargos em todas as empresas listadas.