Análise

Maior comunicador da TV Brasileira, Silvio Santos morre aos 93 anos

Por Lucas Abreu

17/08/2024 11h15

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Apresentador e fundador do SBT estava internado no Hospital Albert Einstein, na capital paulista, desde o início do mês, para tratar quadro de H1N1

Considerado o maior comunicador da TV Brasileira, o apresentador Silvio Santos faleceu na madrugada deste sábado (17), aos 93 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada via nota nas redes sociais do SBT. Confira abaixo, a nota deixada pela emissora em seu Instagram oficial:

Silvio Santos foi internado no dia 18 de julho no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, para tratar um quadro de H1N1. Dois dias depois, o apresentador recebeu alta, mas voltou a ser oficializado no dia 1º de agosto para fazer exames de imagem, segundo a assessoria do SBT.

Nascido Senor Abravanel em 12 de dezembro de 1930 no Rio de Janeiro, Silvio Santos era filho de dois imigrantes judeus sefarditas, Alberto Abravanel e Rebeca Caro. Na adolescência, atuou como camelô nas ruas da Cidade Maravilhosa, vendendo capas de título de eleitor e canetas. Na época, chamava atenção pelo carisma e pela maneira como usava sua voz.

Silvio começou sua carreira no rádio, onde se destacou pela primeira vez como locutor e apresentador. Em 1958, ainda conhecido por seu nome verdadeiro, ele começou a ganhar notoriedade em programas de rádio, especialmente na Rádio Nacional e na Rádio Guanabara. Seu estilo carismático e sua habilidade em se conectar com o público rapidamente chamaram a atenção e o ajudaram a se destacar em um meio muito competitivo.

Ele é amplamente reconhecido por sua habilidade ímpar de se conectar com o público e por criar programas que se tornaram marcos na história da TV brasileira. Entre eles, destacam-se o “Programa Silvio Santos” e o “Show do Milhão”, que conquistaram – e ainda conquistam – audiências de todas as idades e se tornaram sinônimos de entretenimento de qualidade.

Além de seu sucesso como apresentador, Silvio Santos foi um visionário na criação e gestão do SBT (Sistema Brasileiro de Televisão), emissora fundada em agosto de 1991 que, atualmente, é um dos principais canais de televisão do país. Sua influência transcendeu o entretenimento, sendo também um símbolo de inovação e persistência no meio empresarial.

Silvio Santos deixou a esposa, Iris Abravanel; seis filhas, entre elas as apresentadora Patrícia Abravanel, Silvia Abravanel e Rebeca Abravanel, e a atual vice-presidente do SBT Daniela Beyruti; 14 netos, incluindo o ator Tiago Abravanel; e quatro bisnetos.

Confira um dos últimos programas apresentado pelo comunicador: