Tendência

Mais de 80% dos varejistas usam as redes sociais para suas vendas, revela pesquisa

Por Redação

28/04/2022 10h29

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

 

Apesar da relevância dos meios físicos, as plataformas digitais já são igualmente importantes, gerando até 54% da receita dos varejistas

 

Atualmente, mais da metade da receita dos varejistas vem das plataformas digitais, é o que revela a pesquisa da IDC realizada a pedido da Infobip, empresa de comunicação em nuvem omnichannel.

 

Outro número relevante indicado pelo estudo é que mais de 80% dos varejos utilizam redes sociais, como Facebook e Instagram, para suas vendas. Esses números são um reflexo da pandemia, que causou um aumento de 40% no acesso às redes sociais e obrigou os varejistas a explorarem outros canais de venda, além de novas funcionalidades de marketplace e diferentes meios de pagamento, como o WhatsApp Pay.

 

Além disso, mais de 86% dos varejistas usam as informações que são geradas pelos clientes em ambientes virtuais para criar comunicações personalizadas ou estratégias para programas de fidelidade.

 

A pesquisa também mostra que as empresas estão se preparando para oferecer produtos e serviços digitais ao consumidor final. Desse mercado, 33% buscam ofertar esse tipo de serviço porque seus clientes exigem e 23% porque buscam ser disruptivos e inovadores.

 

Desafios

Existe um desafio na integração entre as plataformas de comunicação: 70% das informações que são geradas pelos clientes são processadas por soluções proprietárias de gestão de relacionamento com o cliente e apenas 25% dos varejistas possuem serviço de atendimento ao cliente terceirizado que fornece relatórios de acompanhamento.

 

Neste sentido, os varejistas indicam os maiores desafios de comunicação e engajamento do cliente durante a pandemia:

  1. A inovação para manter as vendas e a operação;
  2. O suporte e o atendimento ao cliente de forma virtual;
  3. Entender as necessidades do negócio e as demandas dos clientes;
  4. Criar uma boa experiência de compra em canais online.

 

Confira Também

Entenda qual o perfil do brasileiro que compra na internet

Grupo Edson Queiroz encerra 2021 com recorde de resultado, atingindo receita bruta de R$12 bi

Live commerce é o futuro do e-commerce?