Mercado

Mais que salário, 37% da geração Z buscam oportunidades de aprendizado

Por Redação

04/03/2022 15h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

 

Por outro lado, a geração Z é menos fiel à sua empresa. Mesmo empregados: 8% dos jovens já se candidataram a uma vaga de emprego em outra companhia

 

Um estudo realizado com a geração Z no mercado de trabalho – 17 a 22 anos – mostra que 37% dos participantes visam oportunidades de aprendizado, enquanto apenas 14% valorizam mais remuneração e benefícios. Em contrapartida, a Pesquisa FEEx – FIA Employee Experience 2021 também mostra que a geração tem a tendência de deixar as empresas atuais em busca de oportunidades melhores: 8% dos jovens entrevistados já se candidataram a uma vaga de emprego em outra empresa, sendo um índice 33% maior do que os outros grupos etários.

A pesquisa, que em 2021 contou com a participação de 290 empresas e mais de 180 mil participantes, avaliou as características profissionais desta nova geração.

A geração Z é mais responsável por seu desenvolvimento e carreira, à medida que entende os critérios para promoções e busca conhecimentos com seus gestores e até fora da empresa, compreendendo que a avaliação de desempenho recebida contribui para o seu crescimento.

“O mais marcante dessa geração é a sua relação com a tecnologia e com o meio digital, considerando que essas pessoas vivenciaram, desde muito jovens, o momento de maior expansão tecnológica proporcionada pela popularização da internet. São também chamados de nativos digitais, conhecidos por serem cidadãos do mundo, além de terem uma forte responsabilidade social e ambiental”, comenta Lina Nakata, estudiosa da FIA.

Outro ponto que chama atenção é que a geração Z tem uma chance de saída mais rápida da empresa. Enquanto, no total de funcionários pesquisados, 6% buscam uma saída voluntária mais imediata (em até 1 ano), isso acontece para 11% do total daqueles que têm até 22 anos de idade.

Além disso, enquanto 39% dos participantes querem ficar na empresa até se aposentar, por gostarem do seu trabalho atual, apenas 23% da geração Z tem essa mesma expectativa.

Por fim, a pesquisa ainda questionou se os entrevistados estavam buscando novas oportunidades enquanto estavam trabalhando – 3% afirmaram na ocasião que participavam de um processo seletivo em outra organização.