Promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Design (ABEDESIGN), o BDA em sua 11 edição apresenta as melhores produções em design do país de 2020 e do 1 semestre de 2021. Dentre elas está a marca desenvolvida pela Coordenadoria de Comunicação e Marketing da Universidade Federal do Ceará, que foi indicada na categoria Design Gráfico – marca de produto ou serviço.
Quem assina a marca é o Designer Samuel Furtado, servidor da coordenadoria de Comunicação e Marketing, em parceria com Regys Lima, designer que fez as aplicações da marca em 3D.
A inspiração de Samuel veio das cores das obras do pintor Raimundo Cela (1890-1954), das formas de losango contidas no logotipo do museu para elaborar a identidade visual e um novo alfabeto tipográfico e outras aplicações gráficas.
Para a diretora do MAUC, Graciele Siqueira, fazer parte desse prêmio como finalista realça o reconhecimento de Fortaleza como cidade criativa do design pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).
Para o responsável pela marca “ter desenvolvido esse projeto para o MAUC foi um privilégio e vê-lo selecionado entre os finalistas do BDA é uma honra. Reconhecimentos como este são sempre importantes, mas esse tem um gosto especial por ser um trabalho feito dentro da Universidade, pois isso mostra a qualidade e o potencial da nossa entrega como equipe de comunicação.”
A marca “MAUC 60 anos” foi concebida para as celebrações do aniversário de seis décadas de criação do museu, fundado em 18 de julho de 1961.