Campanha foi evidenciada na Times Square, um dos principais pontos da cidade norte-americana
A Times Square, em Nova Iorque, nos Estados Unidos, considerada a capital mundial do Out-of-Home (publicidade de rua), recebeu na noite desta terça-feira, dia 19 de abril, a nova marca para o Rio Carnaval 2022. A campanha tem planejamento da Altermark e execução da AlterLabs, hub de criação e inovação para OOH. A marca criada pela Tátil Design e capitaneada pela LIESA – Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, e que se movimenta de forma orgânica e “samba” pelas telas, esteve presente, de forma simultânea, em 12 telas, gerando 400 mil impactos por minuto.
O clima de carnaval também acontecerá na Times Square fora das telas de Out-of-Home, numa ativação com ritmistas e passistas, performando em perfeito alinhamento com as imagens no ritmo da bateria. O público que estiver passando pelo local poderá saber mais sobre a ação por meio de um QRCode, que levará para a marca interativa, onde a diversão continua na tela do celular. Através de uma página, os usuários poderão interagir com a Rio Carnaval no ritmo que quiserem e trocando as cores que homenageiam todas as agremiações.
Ver essa foto no Instagram
Além de Nova Iorque, a campanha foi focada em Digital OOH em várias capitais do Brasil, impactando toda a jornada destas cidades. A marca Rio Carnaval interage nas peças publicitárias, oferecendo ao público a criatividade que é tão característica às agremiações que desfilam pelo Sambódromo. E no Rio de Janeiro, de forma “geolocalizada”, as peças também rodam nos arredores das comunidades e quadras das doze Escolas de Samba do Grupo Especial, gerando ainda mais pertecimento ao público que faz o espetáculo tomar forma na avenida.
A ação tem o objetivo de atrair a atenção do público para o retorno triunfal do “maior espetáculo da Terra”, após um hiato de mais de dois anos. Para isso, escolheu o Out-of-Home, a mídia que está em contato com o público nas ruas, metrô, bancas de jornal e empenas no Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Brasília, Curitiba e Porto Alegre.
O projeto é resultado da união de um grupo multidisciplinar de profissionais e empresas que acreditam na força do Carnaval do Rio como uma das mais importantes manifestações populares do país com enorme capacidade de gerar impacto cultural, social e econômico.
Sobre a marca
O desenho foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico das agremiações, e será aplicado em todos os materiais e conteúdos relacionados à festa, desde as novas redes sociais do evento (@rio_carnaval no Instagram e no Twitter), o site oficial, os ingressos, até os uniformes da organização.
A marca tem aplicações adaptadas às cores de cada escola e poderá ser usada por cada uma. Os patrocinadores também serão convidados e incentivados a usá-la no desfile deste ano, previsto para abril, em função da pandemia.
“O processo de identidade era algo que já buscávamos há muito tempo, uma marca que converse com o público e nos representasse. Ao mesmo tempo que a marca mostra ao mundo quem somos, o processo de branding ajuda todos os que fazem parte do maior espetáculo da terra a lembrar o que o Carnaval representa, com sua origem e simbologia para a comunidade do samba, além de agregar valor aos patrocinadores”, afirma Gabriel David, diretor de marketing da Liesa.
Conduzido pela Tátil Design, o processo de construção da marca levou seis meses e incluiu entrevistas com mais de três mil pessoas, entre elas nomes como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; e representantes da liga (o vice-presidente Helio Motta e o diretor de carnaval Elmo dos Santos).
Ao site CARNAVALESCO, o diretor de marketing da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), Gabriel David, explicou:
“O carnaval já entrega muito, mas é difícil de tangibilizar (algo que pode ser sentido, representado, palpável), entender o que é essa entrega. É a TV Globo, prefeitura, Liesa? Fica difícil entender. A ideia da marca chega para dar unidade, poder apresentar para pessoas de forma mais clara quem está ali se apresentando, o que é o carnaval, os desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Essa marca é o “Rio Carnaval”. Fica mais fácil de perceber, da mais unidade ao olhar do povo em geral. Para marcas parceiras comercialmente falando é importante. Tangibiliza tudo que a gente pode enquanto marca entregar para uma outra marca parceira, patrocinador”.
A criaçaõ da marca proporciona, segundo Gabriel David, a criação de uma série de ativações. O diretor diz que nos próximos anos isso será apresentado ao público. Neste primeiro momento, a fase ainda é de planejamento financeiro dentro da Liesa e das escolas de samba.
“É uma marca viva e que pode perdurar no tempo. É muito atual. Ela tem inúmeras possibilidades tanto de ativações, quanto de aplicações. Muitas custam dinheiro. A Liga e o carnaval precisam primeira se estabilizarem com o planajamento financeiro. Isso está acontecendo aos poucos. Por isso, a gente tem que ter cautela neste momento. Vamos expor várias ativações ao longo dos anos. É uma marca que muda de cor e formato. Pode ser aplicada em cima imagens, símbolos, logos. Da muita propriedade para cada escola transformar aquela marca em sua. Lógico que isso não vai apagar ou ser maior que a marca da escola. Ela representa todas 12 escolas do Grupo Especial e o desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro”.
Créditos sobre a marca: Fernando Murad (M&M) e Carnavalesco
Confira os vídeos:
Confira também:
- Plataforma de mídia digital OOH em caixas eletrônicos coloca marcas e produtos em destaque dentro do ambiente de consumo
-
OOH no Ceará: Eletromidia expande atuação e instala primeiras telas em Sobral
-
Aeroporto de Fortaleza ganha investimento de mídia OOH pelo alto fluxo de pessoas
-
Investimentos em mídia OOH são retomados com avanço da vacinação