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Marcas do Grupo Boticário apostam em digitalização da venda direta e número de revendedoras que usam o aplicativo triplica em quatro anos

Por Redação

20/07/2023 09h00

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As marcas do Grupo Boticário têm pensado cada vez mais em como inovar e melhorar a vida e a experiência de seus revendedores. Por isso, as marcas O BoticárioQuem Disse, Berenice?Eudora O.U.i têm investido na digitalização como uma das principais ferramentas para auxiliar esses profissionais no dia a dia.

Reflexo de ações constantes voltadas para transformação digital é o fato de que triplicou, em 2023, o número de revendedores que usam o aplicativo de Venda Direta do Boticário em comparação com 2019, antes da pandemia da Covid-19.

Elaborado para atender às necessidades específicas dos revendedores, o aplicativo exclusivo permite que eles subam pedidos, controlem estoque pessoal, gerenciem sua rotina com as clientes, além de terem acesso a treinamentos e conteúdos exclusivos.

“Cada vez mais, nós estamos tentando trazer ferramentas para digitalizar a relação de nossos revendedores com seus clientes, facilitando e otimizando esse processo para que eles possam se preocupar com o que realmente importa”, comenta Fabiano Olivo, Diretor Executivo do Canal de Venda Direta do Grupo Boticário.

Dentro dessa jornada de digitalização, complementar ao uso do aplicativo, os revendedores também têm acesso ao Portal do Revendedor e à Minha Loja Digital, para que possam organizar seu trabalho. Além do aplicativo, Fabiano ressalta que o Whatsapp e o Instagram, por exemplo, são dois canais muito utilizados pelos revendedores, bem como o PIX tem sido o meio de pagamento mais utilizado pelos clientes.

“Esses dois fatores dialogam diretamente com a estratégia de transformação que estamos implementando e com o uso do aplicativo”, completa.

Outra preocupação é a personalização das experiências desses revendedores, como pontua Fabiano. 

“Pelo aplicativo, nossos revendedores podem montar sua loja digital, priorizando o nicho de produtos com os quais mais trabalha, quais temas têm interesse em saber mais a respeito, de forma a receberem sempre uma curadoria específica que atenda ao que precisam e desejam naquele momento, algo que é de muita importância para nós”, comenta.

Perfil

90% dos revendedores das marcas Boticário, Quem Disse, Berenice?, Eudora e O.U.I. são mulheres, 59% identificam-se como pessoas negras e 81% têm filhos. Os dados dialogam com a pesquisa da Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) que revelou, em 2022, que 57,8% dos mais de 4 milhões de revendedores individuais em todo o Brasil identificam-se como mulheres.  

Uma dessas revendedoras é Fernanda Balúgoli, de 27 anos, da cidade de Sales Oliveira, no interior de São Paulo. Ela conta que sempre pensou em trabalhar com revenda e que, assim que completou a maioridade, fez seu cadastro para vender produtos Boticário.

Hoje, ela ampliou seu portfólio para as marcas Quem Disse, Berenice?, Eudora e O.U.i; e afirma que a venda direta online é a preferência de suas clientes, que costumam chegar em sua loja pelo Instagram para olhar o catálogo online, Minha Loja Digital da Fernanda, e fazer o pedido pelo Whatsapp ou por mensagens na rede social.

Enquanto, antes da digitalização, seu público máximo estaria dentro da cidade de apenas 10 mil habitantes, agora há a possibilidade de a vendedora enviar produtos para todo o Brasil, além de relatar já ter sido procurada para mandar os produtos internacionalmente.

“Antes a revenda era só uma renda extra. Eu tinha outro emprego formal, era correspondente bancária. Mas agora a revenda é meu foco principal, pedi as contas do meu antigo trabalho e hoje tenho até uma loja física aberta na minha cidade, as clientes gostam de comprar online e retirar na loja”, conta.

Fernanda começou a digitalização da sua loja no meio da pandemia, quando já não podia mais bater de porta em porta com seu catálogo, e conta que as estratégias que adotou três anos atrás fizeram com que ela se tornasse Vendedora Diamante do Boticário e uma das Influenciadoras da Beleza da marca, projeto que teve início em 2021 e proporcionou cursos para revendedoras interessadas em utilizar o marketing de influência para impulsionar suas vendas.

“Até hoje faço lives no Instagram para atender as pessoas na hora. Isso começou na pandemia e continuamos porque deu muito certo. Costumo fazer as lives em datas comemorativas ou quando estou com muito estoque de um produto. Sempre aviso com antecedência, pras clientes se programarem, e aí durante a live vendo os produtos a preço promocional. Já fiz lives em que vendi R$10 mil em produtos de uma vez só”.