Executiva é uma das poucas mulheres CEOs de agências no Brasil e é a atual Presidente da ABAP
O Festival Internacional El Ojo de Iberoamérica anuncia a primeira profissional brasileira na lista de presidentes de júri do El Ojo 2023. Trata-se da paulistana Marcia Esteves, sócia e CEO da LewLara\TBWA Brasil, que estará à frente do El Ojo Media. O festival será realizado nos dias 14,15 e 16 de novembro no espaço La Rural, em Buenos Aires, Argentina.
Marcia é uma das poucas mulheres CEOs de agências no Brasil. Como sócia e CEO da LewLara\TBWA, liderou a transformação da agência com um plano estruturado de longo prazo e a missão de dar continuidade a tudo o que já existia, mesclando inovações inerentes ao mercado.
Ela tem mais de 20 anos de experiência no mercado de agências, atuando na construção de marcas e ao longo de sua carreira esteve diretamente envolvida em projetos que resultaram em importantes premiações. Sob sua gestão, as agências onde trabalhou conquistaram os maiores reconhecimentos, desde Grand Prix e Leões no Cannes Lions, prêmios Effie e diversos troféus no El Ojo, até a indicação ao Caboré, considerado “o Oscar do mercado publicitário brasileiro”.
A profissional iniciou sua carreira em 2001 na Fischer America. Em 2002 ingressou na Rapp Brasil, trabalhando para clientes no Brasil e de toda a América Latina, até 2010. Nesse período também atuou no escritório de Barcelona da Rapp. De volta ao Brasil, implementou uma operação digital da PepsiCo na América Latina. Em 2011 mudou-se para a Wunderman Brasil, para estruturar e liderar os clientes do segmento de bens de consumo da agência, como Danone & P&G. Dois anos depois, ingressou na Leo Burnett Tailor Made, com o desafio de integrar a cultura digital em todas as áreas da agência e, além disso, fazer pitching para todos os clientes que buscam oportunidades digitais. Lá, participou de mais de oito pitches em um ano, integrando contas como Samsung, Disney, Brasil Kirin e P&G. Desde 2019 é CEO da LewLara\TBWA.
Atual presidente da Abap (Associação Brasileira das Agências de Publicidade), como profissional, Marcia Esteves foi reconhecida como ícone publicitário nos prêmios Affonso Serra, Women to Watch e Advertising Professional of the Year, além de estar entre as profissionais mais admirados do mercado de comunicação em 2020 e 2022 (Scopen) e integrar o Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing – Abramark. Metade portuguesa e metade brasileira, Marcia nasceu em São Paulo e já morou em diversos países, como Austrália, Estados Unidos, Itália e Espanha, tornando-se cidadã do mundo, estudando e aprendendo com diferentes culturas e suas nuances na comunicação.
É também vice-presidente do conselho Amcham, conselheira da Rede de Mulheres Empresárias e do Fórum Nacional de Mulheres Empresárias. Em 2018, ela se destacou entre os palestrantes do El Ojo ao se apresentar no painel “Gênero e inclusão: Diversidade como vantagem competitiva”, para continuar definindo a agenda de atração e gestão de talentos em diferentes mercados.
Confira a participação da executiva no NM Cast:
PRÊMIOS 2023
Para este ano, o El Ojo apresentará os seguintes Prêmios que foram atualizados com novas categorias: Film, Gráfica, Rádio & Áudio, Via Pública, Digital & Social, Media, Direto, Experiência de Marca & Ativação, PR, Design, Sustentável, Sports, Conteúdo, El Tercer Ojo, Inovação, Creative Data, Eficácia, Melhor Ideia Latina para o Mundo, Produção Audiovisual, El Ojo Jovens Diretores/as de Cena, Produção de Áudio & Som, Produção Gráfica, e o prêmio especial El Ojo +Mulheres (Criativas e Diretoras de Cena). Todas as peças participantes também contribuem para definir os Prêmios de Desempenho Local e Regional 2023 (Melhor Agência, Agência independente, Produtora, Criativo, Diretor de Cena, Anunciante e Rede).
Além da brasileira, até o momento já foram indicados os seguintes presidentes de júri: o argentino Gustavo Lauría, fundador e CCO da agência We Believers (presidente do El Ojo Film); o espanhol Emiliano González de Pietri, CCO da McCann Espanha e chief diretor de integração criativa do McCann Worldgroup, (presidente do El Ojo Experiência de Marca & Ativação); o mexicano Said Gil, CEO da Dentsu Creative México (presidente do El Ojo Digital & Social); e o colombiano Manuel Bordé, CCO da VMLY&R Commerce/EUA (El Ojo Creative Commerce).
Os Jurados
Na primeira etapa da votação, os jurados, formados pelos mais destacados profissionais da região, analisarão, selecionarão e definirão os finalistas e os metais entre os trabalhos participantes. Em uma segunda etapa, os Presidentes dos júris se reunirão presencialmente em Buenos Aires e, em conjunto, escolherão os Grandes Ojos de cada categoria. Trata-se de uma fórmula inovadora e característica da visão integradora que o El Ojo promove, já que todos os Grandes Prêmios são definidos sob uma ótica diversificada e abrangentes. Nos próximos dias, o festival anunciará os presidentes dos outros prêmios, além dos palestrantes e dos mais de 200 jurados da edição de 2023.
A seguir, segue a listagem completa dos primeiros presidentes anunciados pelo El Ojo para sua edição de 2023:
Gustavo Lauria, Co-fundador & CCO de We Believers, EEUU – Presidente do El Ojo Film
Como Chief Creative Officer e cofundador, junto com o mexicano Marco Vega, lidera uma das agências independentes mais destacadas do mundo, a We Believers. O argentino Gustavo Lauria foi nomeado Melhor Criativo da Ibero-América no El Ojo 2022 e sua agência – We Believers – foi nomeada Melhor Agência Independente da Ibero-América pela sexta vez e, pela primeira vez, Melhor Agência da Ibero-América. No mesmo ano, a We Believers já tinha sido coroada a Melhor Agência Independente em Cannes e a segunda Agência do mesmo Festival. Na última edição do El Ojo de Iberoamérica, Lauria participou do Ciclo de Conferências do festival em uma apresentação em conjunto com Fabio Baracho, na época VP de Marketing do Grupo AB InBev e anteriormente Presidente do El Ojo Direct em 2016. Este ano, Lauria presidirá o júri do El Ojo Film.
Emiliano González De Pietri, Chief Creative Officer de McCann España y Chief Creative Integration Officer de McCann Worldgroup, España – Presidente do El Ojo Experiência de Marca & Ativação
Consagrado como Melhor Criativo da Espanha no El Ojo 2022, sua campanha #AtrapadosEnLos90s para a IKEA -Melhor Anunciante da Espanha-, ganhou sete ouros no festival, após 18 meses de trabalho na renovação e reestruturação da agência McCann Espanha como CCO e Chief Creative Integration Officer. Durante seus mais de 20 anos como criativo, o ítalo-espanhol Emiliano Gonzales de Pietri liderou a conta global do Banco Santander da Ogilvy Madrid. De Pietri ajudou a Circus Grey Peru e a Grey Colômbia a se tornarem as agências mais premiadas em seus mercados e na rede global da Grey. Um processo de transformação cultural no qual elas conquistaram contas regionais críticas, como Uber e Conmebol, e estabeleceram a Grey LATAM como a Rede do Ano em Cannes por dois anos consecutivos. Este ano, ele presidirá o júri do El Ojo Brand Experience.
Manuel Bordé, Global CCO de VMLY&R COMMERCE, EEUU – Presidente do El Ojo Creative Commerce
Como Diretor Criativo Global, Manuel Bordé, nascido na Colômbia, é responsável pela Estratégia Criativa Global da VMLY&R COMMERCE para acelerar a entrega do Comércio Criativo na interseção do físico, digital e social. Manuel ingressou na agência em 2019 e desempenhou um papel fundamental na elevação da capacidade criativa na América do Norte e, ao lado da CEO global Beth Ann Kaminkow, é fundamental para transformar a VMLY&R COMMERCE na empresa de comércio criativo mais premiada do mundo. Em 2023, ela ganhou dois ouros em Cannes por “OreoCodes” em Comércio Direto e Criativo. Este ano, ela presidirá o novo prêmio El Ojo Creative Commerce.
Marcia Esteves, CEO de Lew’Lara\TBWA, Brasil – Presidente do El Ojo Mídia
Como CEO e sócia da Lew’LaraTBWA, a brasileira Marcia Esteves liderou a transformação da agência com um plano estruturado de longo prazo e a missão de dar continuidade a tudo o que já existia, misturando novidades inerentes ao mercado. Sob sua gestão, as agências onde trabalhou conquistaram os mais altos prêmios, desde Grand Prix e leões no Cannes Lions Awards, Effie e El Ojo, até a indicação para o Caboré, considerado o “Oscar do mercado publicitário brasileiro”. Foi palestrante no El Ojo 2018 e este ano presidirá o júri do El Ojo Mídia.
Augusto Landauro, Chief Content Officer de Wunderman Thompson Latam – Presidente do El Ojo Conteúdo
Ele traz sua experiência criativa, liderando o desenvolvimento de conteúdo criativo para campanhas globais nas agências e estúdios de conteúdo da Wunderman Thompson. Com mais de 18 anos de experiência, foi responsável por definir e desenvolver a experiência da marca, inovação e soluções visuais para uma variedade de clientes. Augusto recebeu mais de 80 prêmios ao longo de sua carreira. Entre suas realizações notáveis estão mais de 23 prêmios no Cannes Lions Festival, incluindo o Grand Prix em Inovação em 2023 com “MouthPad^” para Augmental. Landauro também recebeu prêmios em outros festivais de criação, como El Ojo de Iberoamérica, The One Show, Art Directors Club, além de vários prêmios locais. Antes de ingressar na Wunderman Thompson, Augusto trabalhou em butiques de design e startups, transformando serviços digitais e não digitais e integrando disciplinas para oferecer experiências de classe mundial aos clientes. Ele também foi um dos sócios fundadores da empresa de mídia móvel Didiom, especializada no desenvolvimento de aplicativos de streaming e plataformas de entrega de conteúdo via bluetooth e on-line. Em novembro de 2018, foi nomeado um dos 20 melhores diretores de criação da Ibero-América no Festival El Ojo de Iberoamérica. E, a partir de 2023, tornou-se membro executivo da IADAS, a Academia Internacional de Artes e Ciências Digitais. Em 2022, foi membro do júri do El Ojo Design e, em 2023, presidirá o júri do El Ojo Conteúdo.
Josefina Casellas, VP Executive Creative Director SS LATAM de R/GA – Presidenta do El Ojo Design
Josefina já havia sido presidenta do júri do El Ojo em 2021, quando liderou as categorias Design e Produção Gráfica. Ao longo de sua carreira, também foi presidente do júri em festivais como Diente, +Digital, Desachate (Uruguai), IAB Uruguai, Tatakuá (Paraguai) e júri em Cannes, The One Show, ANDY Awards, Festival Internacional de Publicidade de Lisboa e Gerety Awards. Desde 2018, se uniu à R/GA Buenos Aires como Diretora de Criação e, em 2021, assumiu o cargo de Diretora de Criação do Grupo por um ano até abril de 2022, quando foi nomeada Diretora Executiva de Criação da R/GA da América Hispânica. Em junho de 2023, Josefina foi promovida a VP Executive Creative Director SS Latam, de onde continua a supervisionar o trabalho criativo para clientes regionais e locais desde o escritório da Argentina, além de liderar e promover a colaboração criativa e craft entre as equipes de toda a rede. Josefina presidirá a El Ojo Design.
Said Gil, Chief Executive Officer de Dentsu Creative México – Presidente El Ojo Digital & Social
Profissional mexicano com mais de 15 anos de experiência em marketing digital, dedicado a impulsionar os negócios, aproveitando a criatividade e a tecnologia para atingir novas metas. Formado em marketing, Said é também palestrante e professor. Apaixonado pelo crescimento dos negócios e pela experiência do usuário, Said faz parte do Grupo Dentsu há mais de 4 anos, onde assumiu responsabilidades como Diretor de Negócios da Isobar, Diretor de Crescimento e Chefe de Comércio da Dentsu. Anteriormente, trabalhou com várias agências do setor, como a J. Walter Thompson Worldwide e a WE AGENCY. Foi CEO/diretor administrativo da DoubleYou por 2 anos. Também foi jurado em diversos festivais locais e regionais, como Círculo Creativo, IAB, Monsters of Marketing e WINA Awards, entre outras. Além disso, há mais de 8 anos é jurado do Effie no México, durante os quais teve diferentes responsabilidades, como presidente de sala e/ou categoria. Atualmente, é membro da diretoria da Alianza por el Valor Estratégico de las Marcas (AVE), uma associação da qual participam todos os players da indústria no México. Said presidirá o El Ojo Digital & Social.
María Luján Donaire, Directora General Creativa en HOY by Havas Buenos Aires – Presidenta do El Ojo Gráfica e El Ojo Produção Gráfica
Cofundadora do Círculo de Criativas Argentinas, Luján foi reconhecida em 2019 como uma das mulheres mais premiadas da Ibero-América, recebendo o prêmio +Women no El Ojo 2019 por “Robot”, da Geometry Argentina para Cinemark Hoyts da Hoyts General Cinema na Argentina. A equipe que lidera na Hoy by Havas Buenos Aires conseguiu se tornar a Melhor Agência da Argentina no El Ojo de Iberoamérica 2022, Agência #3 em Cannes 2022 e Agência #4 no Effie Argentina 2022. Luján é Top 3 das Diretores de Criação da Argentina no ranking do Lürzer`s Archive. Foi também palestrante no El Ojo 2021 e este ano presidirá o El Ojo Gráfica e o El Ojo Produção Gráfica.