Palestrante levou o público a uma viagem no tempo pela história da publicidade
A importância da construção das marcas é o que Márcia Esteves, CEO & Sócia da Lew’Lara\TBWA e Presidente da ABAP, abordou no NM2B 2023. Para explicar isso, Márcia conta como funcionam as eras durante a história, iniciando pela a era da educação, onde os anúncios vinham para ensinar a funcionalidade dos produtos. A era da diferenciação de marcas chega nos anos 40, onde pequenas coisas faziam com que uma marca se destacasse em relação a outra.
Ao chegar nos anos 60 é o desejo que toma conta das publicidades, quando a marca passa a vender uma saciação para o cliente, seja de felicidade, beleza ou status, por exemplo. Já na era da identidade, onde grandes marcas foram construídas, já que elas criavam comunidades de identificação e esteriótipos, você sabia quem consumia Harley Davidson, por exemplo.
Os anos 2020’s é a quinta era das marcas, a era do impacto, quando as marcas passaram a investir em provocar sensações.
“Se eu saio de uma era onde as marcas geravam comunidades para gerar impacto, agora as marcas investem em gerar impacto para gerar comunidades. Essa inversão é muito forte”, destaca.
A partir do momento em que várias marcas vendem um mesmo produto de valor útil, o desafio das marcas está em se diferenciar. O que muda o jogo é a inserção do mundo digital neste meio, agora que pessoas se unem em favor de causas que as identificam e assim podem se associar a marcas.
O ESG passou a ser um critério de investimento e consequentemente um fator indispensável na construção de marcas, pois os consumidores pedem isso. Para mostrar isso, a CEO trouxe alguns exemplos de campanhas que mostram na prática esse pensamento.
Diante de tantas mudanças ao longo da história, fazer publicidade tornou-se um desafio cada vez maior, logo que o comportamento do consumidor é volátil e a comunicação é nichada. Sobre isso a CEO pontua:
“Quanto mais fragmentado o mundo é, mais difícil é construir uma marca”, destaca.
O ecossistema que hoje abraça uma marca, traz ônus e bônus para marca, na medida em que ela pode ser uma grande amiga, cheia de soluções criativas para lidar com os pontos estratégicos da empresa, ela também pode ser um grande campo minado de problemas que refletem na posição da marca na sociedade.
“Autenticidade e transparência é o que nos torna humanos e nos dá credibilidade”, ressalta
Márcia finaliza sua palestra enaltecendo a cultura do Brasil e sua presença na sociedade.
“O que a gente faz todos os dias precisa ser mais que um formato, é um trabalho e a gente sempre será responsável por transformar a sociedade através das marcas”, finaliza
Confira também o episódio 63 do Nosso Meio Cast onde Marcia Esteves participou da série de episódios com os palestrantes do NM2B:
Sobre a palestrante:
Marcia Esteves é uma das poucas mulheres em cargo de CEO em agência de publicidade e comunicação no Brasil. É CEO & Sócia da Lew’Lara\TBWA e acumula mais de 20 anos de experiência no mercado de agências, atuando na construção de diversas marcas.
Sob sua gestão, as agências por onde passou conquistaram os mais altos reconhecimentos, desde Grand Prix e leões em Cannes, Effie e El Ojo, até a indicação ao Prêmio Caboré.
Como profissional, foi reconhecida como uma das 50 Mulheres de Impacto da América Latina em 2023 segundo a Bloomberg Línea, ícone da propaganda no Prêmio Affonso Serra, Women to Watch e Profissional do Ano da Propaganda, além de estar entre os profissionais mais admirados do mercado de comunicação em 2020 e 2022 (Scopen) e membro do Hall da Fama da Academia Brasileira de Marketing – ABRAMARK.
É também presidente da Associação Brasileira das Agências de Propaganda (ABAP), vice-presidente do Conselho da Amcham e Conselheira do Fórum Nacional da Mulher Empresária (FNME).
NM2B2023:
Os dias 23 e 24 de agosto já estão marcados por uma programação cheia de conhecimento e insights provocados pelo encontro de alta gestão e criatividade, o Nosso Meio to Business, que acontecerá na Torre Norte do BS Design. A segunda edição do evento traz grandes nomes do mercado nacional para dentro de dois auditórios que serão movimentados simultaneamente, além de salas de mentorias para acompanhamento individual dos ingressantes.