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Marketing de experiência marca o Lollapalooza 2023; confira as principais ativações

Por Redação

27/03/2023 15h55

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A edição deste ano contou com uma série de empresas promovendo experiências únicas e imersivas para o público do festival, sendo a oportunidade perfeita para fortalecerem suas marcas

 

Aconteceu entre os dias 24 e 26 de março deste ano a 10ª edição do Lollapalooza Brasil. Trazendo um lineup formado por grandes nomes, como Billie Eilish, Lil Nas X, Twenty One Pilots, Tame Impala e Rosalía, o evento, é visto como uma excelente oportunidade para as empresas realizarem ativações criativas que interajam com o público do festival.

 

Esse ano, é claro, não foi diferente, para comemorar o aniversário de uma década do festival, as marcas patrocinadoras se esforçaram para fazer algo especial no Autódromo de Interlagos, onde a festa aconteceu.

 

Produzido por Perry Farrell, TIME FOR FUN e C3 Presents, o Lolla 2023 contou com mais de 19 marcas parceiras e apoiadoras. Budweiser, Chevrolet, Adidas, Johnnie Walker e Vivo foram os patrocinadores máster. Já Coca-Cola e o McDonald’s estavam presentes como patrocinadores, e Tanqueray, Sadia, Mike’s, Next, Braskem e Samsung Galaxy eram os apoiadores. O Bradesco foi escolhido como meio de pagamento preferencial do evento e o Instagram a rede social oficial.

 

Confira algumas das ativações que ocorreram no festival:

 

Budweiser

 

A Budweiser, pelo quarto ano, foi  patrocinadora oficial do Lollapalooza. Para a décima edição do festival, a cerveja promoveu uma série de ativações para o público, que extrapolaram os limites do Autódromo, antes, durante e depois do evento. A marca ainda realizou uma ação de experimentação de cerveja, com Bud Zero.

 

Durante os três dias de festival, o BudX esteve  em frente ao palco principal, sendo esse o lugar mais concorrido do evento. No espaço, o público aproveitou o BudStudio com encontros únicos entre artistas musicais.

 

 

Johnnie Walker

 

Assim como a Budweiser, a Johnnie Walker teve seu nome dado para um dos palcos do Lolla 2023. O palco de música eletrônica, que antes levava o nome de Doritos, passou a se chamar Perry’s by Johnnie Walker Blonde.

 

Além de dar nome ao palco, a Johnnie Walker recebeu um espaço exclusivo no festival, onde o público teve a oportunidade de comprar e apreciar o drink Blonde Citrus Highball, uma combinação de 50 ml do novo uísque com 150 ml de refrigerante de limão e uma fatia de laranja. O local ainda promoveu atividades interativas aos visitantes. Todos os projetos para a marca no festival foram desenvolvidos pela BFerraz.

 

 

Red Bull

 

Depois de 10 anos, a Red Bull voltou ao Lollapalooza Brasil. E este ano levou a batalha de dança Red Bull Dance Your Style. No ambiente da marca, o público pôde participar de aulões de dança, além de votar nos seus dançarinos favoritos em batalhas individuais. O local ainda contou um bar, com venda de Red Bull e drinks.

 

 

McDonald´s

 

Em seu segundo ano de festival, o McDonald’s levou para o público seus combos e itens avulsos dos clássicos Big Mac, Cheddar McMelt e McFritas, Mega Nuggets e os molhos Barbecue e Ranch.  A marca ainda trouxe para o festival um restaurante construído com iniciativas sustentáveis, indo desde o uso de painéis solares até a gestão correta dos resíduos.

 

 

Adidas

 

A adidas Originals marcou presença pela 3ª vez no festival com ações exclusivas para o evento. Dessa vez, a marca apresentou um espaço aberto para que o público sinta o conforto de poder se expressar da forma que quiser. Nesse espaço esteve presente uma caixa gigante dos icônicos tênis adidas. No local, os visitantes poderam personalizar seu visual com penteados, maquiagens, adesivos para unhas e tatuagens temporárias. Também foi possível customizar os tênis e vestuário de peças Adidas em parceria com a SneakersBR, com cadarços, bottons e patchs.

 

Perto do palco que leva o nome da marca, a Adidas teve outro ambiente, onde o público pôde tirar fotos e participar de ativações interativas com direito a brindes exclusivos aos membros adiClub. 

 

 

Coca-Cola

 

Com foco na geração Z, a Coca-Cola levou para o Lolla 2023 uma estrutura de 600 metros quadrados multissensorial inspirada nas ondas sonoras das músicas. O espaço chamado de Coke Studio promoveu experiências entre o público, a música e a tecnologia. Com capacidade para 400 pessoas, o local contou com cabine de fotos; performances e duelos musicais; sampling de Coca-Cola; brindes; e espaço para transformar o visual.

 

Além disso, Coca-Cola Creations by Rosalía, produto criado em parceria com a cantora espanhola, esteve em todos os pontos de venda dentro do festival, para que o público pudesse experimentar o novo sabor e ainda levar um copo colecionável para casa. A Samba, agência da Holding Clube, foi a responsável pela ativação.

 

 

Chevrolet

 

Além de dar nome a um dos palcos do festival, a Chevrolet levou um carro elétrico para o seu espaço no Lolla que servirá de palco para ações como: Meet & Greet com algumas personalidades e meditação guiada, usando o sistema de som do veículo. A marca utilizou o local para divulgar fotos feitas pelos visitantes em um painel de LED. 

 

 

Bradesco

 

O banco contou com um um rooftop no festival, onde o público pôde tirar fotos e descer no tobogã com led da marca. No local, os visitantes ainda tiveram a oportunidade de ver de perto as gravações do videocast Teatro Bradesco, em um glass studio. Quem comandou os bate-papos no estúdio foi a apresentadora e influenciadora Foquinha. Os conteúdos foram transmitidos ao vivo no YouTube do Teatro. No Lolla Lounge, o Bradesco promoveu uma experiência com um jogo da memória gigante, colorido e iluminado.

 

 

O Lollapalooza 2023 bateu recorde de público total com 302,6 mil ingressos comprados, de acordo com a organização. Contando com 103 mil pessoas, somente na sexta-feira.