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Marketing Digital e BBB21: a importância de uma estratégia coerente

Por Redação

22/02/2021 14h00

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Opinião

 

Quem nunca deu uma espiadinha na casa mais vigiada do Brasil, não é mesmo? Apesar de ser um reality show antigo, que teve início nos anos 2000, a cada ano que passa o Big Brother Brasil surpreende o público com um engajamento maior que o da edição anterior. Mas o que explica esse sucesso? A resposta é simples: mais que um programa de TV, o BBB se transformou no mais novo jeito de fazer marketing digital.

 

Estar presente digitalmente nunca foi tão importante e, ao mesmo tempo, tão valorizado por pessoas e empresas. Assim como ter um bom engajamento nas mídias sociais se tornou ferramenta fundamental para gerar relevância e, consequentemente, aumentar as vendas online. E no BBB não poderia ser diferente! Com a entrada de figuras públicas – conhecidas como “camarote” – no jogo, o reality virou palco de diversas jogadas de marketing.

 

Como nem tudo são flores, da mesma forma que uma publicidade bem feita pode trazer milhares de novos seguidores, um posicionamento mal elaborado pode derrubar uma carreira. Prova disso são os acontecimentos recentes do programa, em que alguns participantes estão apresentando incoerência na estratégia de marketing digital, ou seja, mostrando atitudes diferentes daquelas que costumam pregar no mundo virtual.

 

Do que adianta você se apresentar como uma marca com incrível trabalho de sustentabilidade (ou de luta por minorias, entre outros posicionamentos), se depois de comprar seu produto ou serviço o cliente percebe que o resultado não é condizente com o esperado? Menos 1 ponto para sua estratégia. Portanto, a primeira lição é: não finja ser algo que você não é!

 

Muitos profissionais, especialmente do ramo artístico, se esforçam para passar uma determinada imagem que, no fundo, não representa a verdadeira essência dessas pessoas. Contudo, é a consistência de pensamento que gera credibilidade à marca a longo prazo. E enquanto você finge, qualquer escorregada pode se tornar um salto ao precipício.

 

 

Fernando Faiad Soni

Sócio fundador da agência de marketing digital Stardust (https://stardust.digital)