“Se o Branding é espírito e identidade das marcas, o Marketing é a execução do dia a dia, que, com estratégia e tática vai materializar a marca”. Tirei esta frase, e a provocação do título acima, de um texto da Ana Couto que me foi enviado por um amigo.
Penso diferente, Marketing e Branding não são duas áreas paralelas e separadas, não são irmãs que se complementam, são mãe e filha, se posso metaforicamente dizer assim, uma nasceu da outra.
O marketing é o todo, o conjunto de todos os elementos e pontos de contato da empresa com cliente, é toda a entrega que atende aos desejos e necessidades deste cliente, necessidades funcionais, materiais ou psicológicas.
Neste sentido o preço do produto é marketing, o próprio produto é marketing, os canais de venda são marketing, o atendimento é marketing, a comunicação é marketing e claro a representação de todo este conjunto, ou seja a marca é marketing.
A marca é um grande atalho mental que resume tudo, que concilia e que facilita cognitivamente a percepção rápida e acessível de valor da empresa, organização, pessoa ou produto. O branding é a construção e gestão desta marca em todas as suas nuances e representações onde ela esta presente e exposta, mas ainda assim o Marketing é maior.
Um bom trabalho de branding sem um produto bom, bem construído, ou com uma distribuição errada destrói a marca.
Vale lembrar que nosso trabalho de marketing começa bem antes, na pesquisa, na avaliação de mercado, na análise de clientes e concorrentes, na definição da esfera de atuação, no posicionamento, no desenvolvimento do produto, na precificação. O marketing, portanto, é o antes, o durante e o depois, é o back e o front, ele está abaixo da linha e acima dela.
Não somos só execução, somos análise, concepção, planejamento, implementação e manutenção.
Marketing é uma roda que não para de girar nunca. Branding é uma peça fundamental na grade do trabalho de marketing, mas é uma parte e não o todo.
Bosco Couto
É consultor de Marketing, branding e Estratégia e sócio fundador da BEING Marketing, formado em administração de empresas pela Universidade Estadual do Ceará, possuí 25 anos de experiência no mercado, já tendo prestado serviços de consultoria e realizado projetos de marketing para mais de 80 organizações, entidades e empresas em segmentos diversos. Além das consultorias e assessorias que realiza também ministra palestras e treinamentos sobre marketing, branding, vendas e estratégia.