Artigos

Marketing Educacional: estratégia para alavancar resultados

Por Artigo de Opinião - autor

11/10/2022 08h00

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Do ensino básico ao universitário, passando por cursos de idiomas e livres, o Marketing Educacional tem diferentes frentes de atuação, públicos e abordagens, e cada ramificação é trabalhada de forma diferente.

Nas escolas, por exemplo, o marketing deve conversar com os alunos e seus pais. Além de existir esses dois tipos de clientes, o Marketing Educacional vai se diferenciando a cada segmento de ensino, formando várias personas. Por exemplo, no Colégio Darwin, temos nove tipos de personas mapeadas e estratégias definidas para cada uma.

Para os pais da Educação Infantil, a comunicação é mais próxima e mais acolhedora. Eles estão mais presentes na escola, pois os seus filhos ainda estão num processo de adaptação e desenvolvimento da autonomia.  E assim, vamos diferenciando as estratégias de segmento a segmento, até chegar ao Fundamental Anos Finais e Ensino Médio, etapas cujas estratégias são mais direcionadas para o aluno.

Neste sentido, o primeiro grande desafio do Marketing Educacional para escolas é entender quais são esses públicos. A partir disso, devemos conhecê-los mais de perto, identificando seus desejos e dores, e, após isso, começar a traçar uma estratégia de comunicação.

Atualmente, as estratégias de Marketing Educacional se expandem para o que chamamos de jornada do cliente. Fazemos um planejamento de toda a trajetória das famílias, dos pontos de contato que teremos com eles, e quais ações iremos realizar em cada um dessas etapas, com o objetivo de aumentar o nível de relacionamento e gerar uma experiência satisfatória.

Esse processo é executado tanto em ações online quanto ações offline. Acreditamos que a junção dos dois é essencial para realizar uma comunicação forte, experiencial e marcante.

Todas essas ferramentas são indispensáveis para tornar o investimento em soluções educacionais mais efetivas. A partir disso, a escola é capaz não só de manter seus alunos e famílias adeptos ao seu jeito de ensinar, mas também de conectar-se com cada um de seus públicos por meio de seus princípios e valores, indo além da formação de sala de aula.

Mardônio Neto

Head de Marketing do Colégio Darwin