Polen nasce da tendência que traz uma nova forma de relacionamento com celebridades e fãs; objetivo também é ser uma plataforma com ferramentas digitais focadas em levar emoção às pessoas
Presentear um filho pequeno com uma mensagem exclusiva do fenômeno infantil Luccas Neto no dia do seu aniversário, ou enviar para um fã um vídeo do Cid Moreira lendo um versículo da Bíblia. Essa é a base do novo modelo de negócios da Polen: a emoção aliada ao relacionamento direto entre fãs e celebridades. Como pano de fundo, há também o benefício para os artistas, que garantem renda extra e maior empatia, sem barreiras como as impostas por mídias sociais tradicionais.
O perfil ganha-ganha adotado pela Polen atraiu o interesse do apresentador Luciano Huck e da Globo Ventures, que se uniram ao executivo Sobhan Daliry para lançar a startup. Os sócios têm longa trajetória em negócios focados em tecnologia e consumo.
Com a operação há um mês em funcionamento, a Polen quer se tornar a maior empresa brasileira neste segmento e tem como objetivo fomentar talentos e incentivar a conexão entre artistas e fãs, independentemente do formato e necessidade.
Atualmente, conta com talentos como Luccas Neto, Cid Moreira, Preta Gil, Fernanda Gentil, entre outros. Até o final do ano, a perspectiva da empresa é continuar construindo um elenco de talentos de alto nível e expandir as features com mais possibilidades de interação entre as celebridades e os fãs.
Emoção é premissa
A arquitetura do negócio está sendo desenvolvida de modo a tudo culminar em emoção. Dessa forma, muito além de oferecer ferramentas tecnológicas para atrair a atenção de fãs para seus talentos, os parceiros de negócios que aceitarem integrar o pool da Polen serão incentivados a oferecer emoção ao público em cada partícula do trabalho.
“Nosso foco é apoiar a qualidade do relacionamento dos ídolos e seus públicos e oferecer uma rentabilização mais justa”, afirma Sobhan.
Ainda sobre remuneração, a Polen tem como prioridade o incentivo à doação dos cachês a instituições sociais. Essa é uma forma de a emoção estar presente no ciclo completo: da escolha do artista, passando pela mensagem ou ação que será entregue e finalizando em valores arrecadados e repassados para quem mais precisa.
Como funciona?
Na plataforma https://polen.me, o fã escolhe seu talento favorito e pede que ele grave uma mensagem especial e personalizada — um Vídeo-Polen — para si mesmo, ou para um familiar, amigo, cônjuge, colega de trabalho, enfim, para quem ele quiser. O talento então grava a mensagem em vídeo de seu celular, diretamente na plataforma, que fica disponível para o fã baixar e compartilhar em suas redes sociais e com quem ele quiser.
Para o talento, a Polen oferece uma forma de monetização que não está atrelada ao seu alcance, como acontece com as receitas publicitárias. Pelo contrário, o talento monetiza na Polen a qualidade (e não a quantidade) de seu relacionamento com o público, criando conexões mais próximas com os fãs.
Para os fãs, a Polen oferece a oportunidade de emocionar e ser emocionado por uma nova experiência afetiva de contato com os talentos, algo que até aqui era reservado a um grupo seleto de pessoas. No meio artístico, por exemplo, é comum que os talentos enviem mensagens a pedido de suas equipes ou fã clubes. Para a maioria do público, entretanto, esse acesso sempre esteve fechado. Agora, qualquer fã pode ter esse privilégio até então reservado para poucos, pagando um preço muito aquém do valor afetivo criado por um Vídeo-Polen, e de maneira tão simples e fácil como fazer uma comprar on-line.
A plataforma está no ar com dois de seus produtos, mas o objetivo é expandir o negócio tendo como premissa básica a emoção. As soluções iniciais são:
- Vídeos sob demanda: a produção de vídeos personalizados de talentos sob demanda dos fãs. Neste formato, qualquer pessoa pode entrar no site, escolher o talento de preferência, efetuar o pagamento e solicitar um depoimento por vídeo.
- Colab: com ele, pessoas comuns podem reunir vídeos de amigos/colegas de trabalho/familiares e homenagear alguém. A plataforma criou um algoritmo específico para reunir todos os materiais, gratuitamente, em uma mensagem compilada com edição automatizada.
“Estamos muito entusiasmados com esse projeto. Com nossos investidores, estamos criando uma parceria estratégica que nos permite acessar um vibrante ecossistema de talentos sem nos privar de trazer para a Polen uma oferta plural de artistas, influenciadores e produtores de conteúdo de todos os tamanhos e origens”, aponta Sobhan Daliry, fundador e CEO da Polen, que já teve passagens por empresas como Peixe Urbano, PSafe e foi CEO da NZN.
Vocação em espalhar o bem
As mensagens que os fãs têm pedido já nas primeiras semanas de funcionamento mostram a vocação da Polen em impactar positivamente a vida das pessoas. Além disso, parte dos talentos da Polen opta por reverter o cachê integralmente para instituições sociais. Algumas delas, focadas em apoiar artistas impactados com o momento atual.
Entre as histórias de sucesso estão a de Fernanda Gentil, que produziu um Vídeo-Polen, como é chamado o material criado pelos talentos, para ajudá-la a encontrar um cachorro que se perdeu. No vídeo, Gentil fala do caso e fornece informações para ajudar na recuperação do animal de estimação.
Uma startup focada no “ganha ao cubo”
Com o objetivo de estabelecer uma relação de confiança com talentos e fãs, a Polen é transparente quanto ao modelo de monetização aplicado. Essa relação começa com a clareza de que a pessoa que tem influência por causa de seu talento merece receber a maior parte de qualquer receita gerada.
Na Polen, cada talento tem plena visibilidade sobre os vídeos encomendados e entregues. Ganham os talentos que são remunerados, os fãs que acessam o talento de forma direta e íntima, e ganha a Polen ao promover o contato entre eles.
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