A pandemia da Covid-19 provocou profundas transformações na forma como nos relacionamos, trabalhamos, cuidamos da saúde e até como consumimos diferentes produtos e serviços. Tudo isso exigiu uma adaptação das empresas para readequar seus processos ao “novo normal” e atender às novas necessidades do consumidor.
No campo da saúde não foi diferente: clínicas, consultórios, laboratórios e hospitais sofreram impactos significativos causados pela pandemia e tiveram que repensar suas estratégias relacionadas à gestão, atendimento e relacionamento com os pacientes.
“Como reflexo da pandemia, os médicos passaram a sentir mais necessidade de urgência na compreensão de processos digitais, porque muitos deles fecharam seus consultórios. Hoje, todos os profissionais da saúde percebem a importância do digital para a relação médico-paciente”, afirma Laura Bandeira, sócia-fundadora da Âncora Comunicação, empresa especializada em Marketing Médico.
O marketing digital para a área da saúde é um grande aliado para inovar e promover as mudanças necessárias para dialogar com o paciente digital. As estratégias digitais não precisam – e nem devem – ser usadas somente para atrair mais pacientes.
Afinal, eles não querem apenas encontrar uma instituição e agendar sua consulta. Eles querem construir uma relação de proximidade, confiar na autoridade daquela instituição e saber que podem contar com ela para cuidar de sua saúde e bem-estar. Além disso, as restrições dos conselhos federais limitam o que se pode fazer com a área da saúde.
A metodologia do inbound – ou marketing de atração – é essencial nessa jornada, já que se baseia na entrega de conteúdos úteis com foco nas necessidades e dúvidas do público, a fim de atraí-lo para conhecer determinada empresa, seus produtos e serviços.
E as estratégias usadas no inbound marketing casam perfeitamente com o que define as regras dos conselhos, já que o objetivo é produzir conteúdos educativos, que respondam dúvidas e incentivem os cuidados com a saúde.
Construir e manter uma presença forte na web é uma necessidade para o ramo da saúde. Mais de 80% das pessoas procuram informações online antes de tomarem uma decisão sobre onde comprar um produto ou, neste caso, um serviço.
Por fim, estreitar o relacionamento com o paciente é fundamental. Para isso, é fundamental que os clientes possam se expressar e tenham suas opiniões ouvidas. Ouça as pesquisas de satisfação e seja disponível para que qualquer aflição do cliente seja solucionada.
“Deve haver um dialogo com o paciente, uma parceria, onde o medico se torna alguém de confiança unica. Os médicos que compreendem, em sua essência, o seu papel diante da medicina, conseguem praticar essa medicina de forma humanizada”, finaliza Laura.
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