Normalmente associamos marketing e propaganda a criatividade e grandes “sacadas”, um erro que pode custar caro.
Vamos começar pelo básico, marketing é uma coisa e propaganda e outra coisa. Comunicação e propaganda fazem parte do escopo do marketing, mas são atividades distintas. Como sempre dizemos, marketing é mais amplo e abrangente, trabalha para gerar valor, comunicar valor e entregar valor, e nestas três etapas muita coisa está envolvida.
Dito isto, vamos ao tema criatividade, atividade sedutora e charmosa que encanta muitos, evidentemente, e destaca o profissional perante seus pares, gestores e clientes. Entretanto, o marketing também é feito de muita análise, estratégia e sobretudo muito suor, em outras palavras, de muita execução.
A questão é que a execução acontece nos bastidores, muitas vezes longe dos holofotes. É demorada, rotineira e trabalhosa, diria até que pouco glamourosa, mas necessária. Sem execução correta não existe plano que de resultado. E execução em marketing envolve muitos outros setores e parceiros, gestores, produção, logística, comercial, financeiro, fornecedores, dentre tantos outros, e isto torna o processo mais complexo e ariscado, pois cada envolvido pode, querendo ou não, colocar no processo o seu toque de criatividade e mudar o planejado.
As vezes precisamos reinventar os caminhos, mudar a rota, mas na maior parte das vezes, uma boa execução de marketing significa seguir andando nos trilhos e em velocidade constante. Como consultor tenho que analisar, planejar, ajudar a gerar valor, comunicar valor e acompanhar a satisfação do cliente na ponta, mas muito de nosso trabalho é fazer as partes andarem nos trilhos e fazerem o que tem que ser feito.
Bom café!