Normalmente, associamos marketing e comunicação a criatividade e grandes “sacadas”. Entretanto, isso é um erro que pode custar caro.
Vamos começar pelo básico: marketing é uma coisa e propaganda, outra. Comunicação e propaganda fazem parte do escopo do marketing, mas são atividades distintas. Marketing é mais amplo e abrangente. Ele trabalha para gerar, comunicar e entregar valor, e muita coisa está envolvida nestas três etapas.
Dito isso, vamos ao tema criatividade, atividade sedutora e charmosa que encanta muitos, evidentemente, e destaca o profissional perante seus pares, gestores e clientes. Entretanto, o marketing também é feito de muita análise, muita estratégia e, sobretudo, muito suor. Em outras palavras, marketing é feito de muita execução.
A questão é que a execução acontece nos bastidores. Muitas vezes, longe dos holofotes. É demorada, rotineira e trabalhosa, diria até que pouco glamourosa, mas necessária. Sem execução correta não existe plano que de resultado. Execução em marketing envolve muitos outros setores e parceiros. Envolve também gestores, produção, logística, comercial, financeiro, fornecedores, dentre outros. Tudo isso torna o processo mais complexo e ariscado, pois cada envolvido pode, querendo ou não, colocar no processo o seu toque de criatividade e mudar o planejado.
Às vezes, precisamos reinventar os caminhos, mudar a rota, mas, na maior parte, uma boa execução de marketing significa seguir andando nos trilhos e em velocidade constante.
Como consultor, tenho que analisar, planejar, ajudar a gerar valor, comunicar este valor e acompanhar a satisfação do cliente na ponta. Entretanto, muito de nosso trabalho é fazer as partes andarem nos trilhos para fazerem o que tem que ser feito.
Bom café!