Tendência

Marketplaces tornam-se alternativa para os empreendedores brasileiros

Por Redação

20/08/2021 10h04

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Relatório da Kantar IBOPE Media aponta como marcas fortes estão conquistando o varejo online e a confiança do consumidor

 

A atual situação econômica do Brasil transformou as formas de trabalho. Nos últimos cinco anos, o número de  autônomos cresceu 59%. Buscando empreender ou ter novas fontes de renda, esses profissionais encontram a tecnologia como uma ferramenta aliada. Os 10 sites de varejo mais acessados no Brasil são também marketplaces, ou seja, plataformas que abrem espaço para pequenas e médias empresas venderem seus produtos junto aos seus catálogos.

 

Com a pandemia, este modelo se expandiu. Empresas que não podiam manter suas portas abertas se adaptaram ao comércio eletrônico. A edição de agosto do Data Stories, conteúdo mensal produzido pela Kantar IBOPE Media sobre temas relevantes da indústria, explora os principais aspectos dessa categoria de negócios para conquistar a confiança e a adesão do público.

 

Fonte: Kantar IBOPE Media | Target Group Index | BR TG 2021 R1 e BrY17w1 (Ago15-Jan16)

O valor da marca

A segurança em realizar transações pela Internet ainda é uma barreira para a expansão do comércio eletrônico no Brasil e a reputação dos varejistas na Internet é essencial para conquistar o consumidor. Apenas 39% dos consumidores digitais acreditam que as transações online são seguras, enquanto 61% afirmam que “ao comprar pela Internet, é importante comprar apenas marcas conhecidas”.

 

A Kantar IBOPE Media analisou o comportamento dos consumidores dos 10 principais players de varejo online no Brasil – todos possuem atualmente algum tipo de marketplace. Segundo os dados, cerca de 52% das pessoas acessaram pelo menos um desses sites no último mês. Essas plataformas estão conquistando mercado ao abrir espaço para que pequenas e médias empresas vendam seus produtos por meio delas. Entre eles, 4 têm suas marcas em lojas físicas, e os outros 6 são completamente digitais.

 

10 principais players de varejo online no Brasil*

Fonte: Target Group Index Clickstream *As 10 marcas foram selecionadas de acordo com a quantidade de acessos captadas pela solução

 

Aliar-se a uma marca mais estabelecida é uma alternativa para conquistar a confiança do público, já que para 61% dos entrevistados é mais seguro comprar de marcas conhecidas.

 

O papel da publicidade

Uma vez que a reputação de um site é fundamental para a realização da compra, a publicidade se torna peça-chave nessa equação. Segundo o estudo,  45% das pessoas que acessaram sites de varejo afirmam ser influenciadas por propagandas. As campanhas têm o poder de fortalecer o valor das marcas, tornando-as confiáveis aos olhos do consumidor. Os maiores marketplaces do Brasil, por exemplo, intensificaram os investimentos em campanhas publicitárias. No primeiro semestre de 2021, o montante cresceu 13% comparado ao mesmo período do ano anterior. Os recursos foram destinados, principalmente, à mídia digital. Em seguida, aparecem os anúncios em TV aberta (31%) e o merchandising televisivo (8%).

Fonte: Kantar IBOPE Media | Target Group Index | Clickstream |BR TG 2021 R1 Covid | Ago 20- Mar21

 

Outros tipos de influência

A opinião também ajuda a garantir a segurança de uma transação online: 49% dos consumidores desses sites afirmam que outras pessoas pedem o seu parecer antes de comprar algum produto.

 

Conferir as impressões de outros consumidores também gera confiança, o que leva 34% dos internautas a dar sua opinião a respeito dos produtos que compraram. Os itens que o público desses marketplaces mais comentam online são roupas (25%), alimentos (22%) e celulares (19%).

 

Confira a edição de agosto do Data Stories no site da Kantar IBOPE Media.

 

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