Campanhas

McFish volta ao cardápio do McDonald’s e campanha anima fãs

Por Redação

06/02/2024 10h42

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A partir de 6 de fevereiro, o McFish está disponível em todas as unidades da rede pelo Brasil

Depois de muitos pedidos, o Méqui anunciou o retorno do McFish ao cardápio do McDonald’s no Brasil. Nesta terça-feira, 6, o McDonald’s lança a campanha que anuncia o retorno oficial de McFish às lojas ao som da paródia de “Borbulhas de Amor”, canção de Fagner. Criado pela Galeria.ag e cantada por Fábio Jr., a peça publicitária anuncia também as vendas para o público em geral, após período de pré-venda.

Um perfil chamado @voltamcfish foi criado no Instagram pedindo a volta do sanduíche e já conta com mais de 20 mil seguidores. Foram mais de 80 postagens criadas por Fred Sabbag e Marcelo Maia até o anúncio oficial da rede, atendendo aos pedidos.

O diretor de marketing da companhia, Sérgio Eleutério, disse em entrevista exclusiva ao UOL que as equipes responsáveis por mapear o comportamento dos usuários começaram a ver que o engajamento ia além do grupo habitual que faz barulho nas redes sociais pela volta do sanduíche. Ou seja, furou a bolha a ponto de fazer a rede americana querer apostar no regresso do lanche de peixe.

“Fala se muito de marketing de escassez, mas tem um lado do marketing de amor e da nostalgia”, diz.

Para o relançamento do McFish, o McDonald’s trouxe para as franquias uma estratégia comum aos eventos e espetáculos: a venda antecipada. Só no primeiro dia foram mais 50 mil vouchers vendidos, cerca de 10% do total das vendas totais durante o período de pré-lançamento.

Para gerar engajamento, a empresa investiu na construção de uma relação positiva, e de longo prazo, junto aos consumidores. A primeira fase da campanha começou em outubro de 2023, quando a marca passou a interagir mais constantemente com as publicações nas redes sociais. Na ocasião, um teaser também foi inserido no trailer do filme Aquaman 2.

O McDonald’s passou a investir também em inserções na televisão. A partir de 30 de janeiro, data em que os consumidores que compraram um voucher de pré-venda puderam retirar o sanduíche nas lojas, a empresa passou a exibir materiais na TV aberta.

“É uma campanha que fizemos para um fã, não é uma questão só do consumidor que passou por ali”, diz. Além disso, ele comenta que o filme traz “a emoção do contato com algo que você amou muito, uma emoção muito proprietária do McDonald’s. É uma marca que tem uma sinestesia entre o que você come e o ‘Méqui”, diz.

FICHA TÉCNICA

Títulos: Borbulhas de Amor
Duração: 30”
Cliente: Méqui
Produto: McFish
Campanha: McFish Voltou
Agência: GALERIA܂ag
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder e Phil Daijó

Head de Conteúdo: Thaís Lapastini
Direção de Criação: Guzera

ACD: Rodrigo Bonfim
Criação: Victor Capato e Rodrigo Bonfim
Atendimento: Ana Coutinho, Paula Salvarani, Tais Boaventura, Larissa Gama e Júlia Dantas
Aprovação cliente: Sérgio Eleutério, Lariane Duarte, Bruna Lahr, Leticia Anjos e Rafaela Alejandra 

Mídia: Paulo Ilha, Kaline Lessio, Natalia Fernandes, Mirella Covaleski, Anna Melo, Bruno Souza, Mikaelen Oliveira, Juan Cesar, Fernanda Rubião, Rafael Piccinini, Lucas Almeida e Guilherme Barboza
Estratégia: Carol Mello, Rafael Martins, Felipe Ribeiro, Matheus Brito, Júlia Ferraz, Victoria Carolina Santos Nascimento, Graziele Soares e Felipe Fonseca
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Influência: Karen Bartels, Tiago Carvalho, Patricia Laureano, Giovanna Maracajá, Mylena Fontes, Aline Costa e Nathália Belisario
Data e Tecnologia: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Rafael Ribeiro, Ariane Diniz,

Malu Fischer e Gabriel dos Santos
Projetos: Marione Oliveira, Paloma Benetti e Maisa Amorim

Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
Artbuyer: Bruna Costa

Coordenação de Finalização: Pablo Felix

Produção 3D: Estúdio Ícone

Tratamento de Imagens: Estúdio Ícone
Revisão: Teresa Montes
Produção Integrada: Ducha Lopes, Fábio Truci, Gabriela Chineze, Daniela Reis, Natália Menken, Ana Ananias e Renata Silva

Juridico: Rosimeire Brito e Isabelle Versannio

Produtora de Imagem: O2 FILMES

DIREÇÃO: RENATO AMOROSO

DIRETORIA PRODUÇÃO EXECUTIVA: FLAVIA ZANINI

PRODUÇÃO EXECUTIVA: EDNEY TAMACHIRO

ASSISTENTE EXECUTIVA: JOÃO PEDRO KOHN E RAFFAELA PIANTINO

DIRETORA DE ATENDIMENTO: REJANE BICCA

ATENDIMENTO: RAFAEL NALDINHO E IVAN CAETANO

ATENDIMENTO DE PÓS: CAROLINA MOISÉS

DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: RENATO AMOROSO

DIREÇÃO DE ARTE: FLAVIA GALASSO

DIRETOR DE PRODUÇÃO: FÁBIO GOMES

ASSISTENTE DE DIREÇÃO: AKÁSSIA GONÇALVES (KAKÁ)

PRODUTOR DE ELENCO: BÁRBARA CATANI

PRODUTOR DE FIGURINO: DAVID PARIZOTTI

CABELEIREIRO E MAQUIADOR: CARLA CARRASCO

Produtora de Som: Lucha Libre Audio
Produtor Musical: Paulinho Corcione + Danilo Barbalaco
Coordenador: Thacio Palanca
Finalização: Thacio Palanca
Atendimento Executivo: Thais Urenha

Pós-produção: Frame

Head de Pós: Wilson Fernandes e Gabriel Mariano

Finalização: Gislaine Garcia

Assistente de Finalização: Daniel Mariano e André dos Santos

Composição: André Toma

Colorista: Acauan Pastore

Motion: Celso Affonso Lopes Jr