A partir de 6 de fevereiro, o McFish está disponível em todas as unidades da rede pelo Brasil
Depois de muitos pedidos, o Méqui anunciou o retorno do McFish ao cardápio do McDonald’s no Brasil. Nesta terça-feira, 6, o McDonald’s lança a campanha que anuncia o retorno oficial de McFish às lojas ao som da paródia de “Borbulhas de Amor”, canção de Fagner. Criado pela Galeria.ag e cantada por Fábio Jr., a peça publicitária anuncia também as vendas para o público em geral, após período de pré-venda.
Um perfil chamado @voltamcfish foi criado no Instagram pedindo a volta do sanduíche e já conta com mais de 20 mil seguidores. Foram mais de 80 postagens criadas por Fred Sabbag e Marcelo Maia até o anúncio oficial da rede, atendendo aos pedidos.
O diretor de marketing da companhia, Sérgio Eleutério, disse em entrevista exclusiva ao UOL que as equipes responsáveis por mapear o comportamento dos usuários começaram a ver que o engajamento ia além do grupo habitual que faz barulho nas redes sociais pela volta do sanduíche. Ou seja, furou a bolha a ponto de fazer a rede americana querer apostar no regresso do lanche de peixe.
“Fala se muito de marketing de escassez, mas tem um lado do marketing de amor e da nostalgia”, diz.
Para o relançamento do McFish, o McDonald’s trouxe para as franquias uma estratégia comum aos eventos e espetáculos: a venda antecipada. Só no primeiro dia foram mais 50 mil vouchers vendidos, cerca de 10% do total das vendas totais durante o período de pré-lançamento.
Para gerar engajamento, a empresa investiu na construção de uma relação positiva, e de longo prazo, junto aos consumidores. A primeira fase da campanha começou em outubro de 2023, quando a marca passou a interagir mais constantemente com as publicações nas redes sociais. Na ocasião, um teaser também foi inserido no trailer do filme Aquaman 2.
O McDonald’s passou a investir também em inserções na televisão. A partir de 30 de janeiro, data em que os consumidores que compraram um voucher de pré-venda puderam retirar o sanduíche nas lojas, a empresa passou a exibir materiais na TV aberta.
“É uma campanha que fizemos para um fã, não é uma questão só do consumidor que passou por ali”, diz. Além disso, ele comenta que o filme traz “a emoção do contato com algo que você amou muito, uma emoção muito proprietária do McDonald’s. É uma marca que tem uma sinestesia entre o que você come e o ‘Méqui”, diz.
FICHA TÉCNICA
Títulos: Borbulhas de Amor
Duração: 30”
Cliente: Méqui
Produto: McFish
Campanha: McFish Voltou
Agência: GALERIA܂ag
CCO: Rafael Urenha
Direção Executiva de Criação: Carlos Schleder e Phil Daijó
Head de Conteúdo: Thaís Lapastini
Direção de Criação: Guzera
ACD: Rodrigo Bonfim
Criação: Victor Capato e Rodrigo Bonfim
Atendimento: Ana Coutinho, Paula Salvarani, Tais Boaventura, Larissa Gama e Júlia Dantas
Aprovação cliente: Sérgio Eleutério, Lariane Duarte, Bruna Lahr, Leticia Anjos e Rafaela Alejandra
Mídia: Paulo Ilha, Kaline Lessio, Natalia Fernandes, Mirella Covaleski, Anna Melo, Bruno Souza, Mikaelen Oliveira, Juan Cesar, Fernanda Rubião, Rafael Piccinini, Lucas Almeida e Guilherme Barboza
Estratégia: Carol Mello, Rafael Martins, Felipe Ribeiro, Matheus Brito, Júlia Ferraz, Victoria Carolina Santos Nascimento, Graziele Soares e Felipe Fonseca
PR: Patricia Capuchinho, Mariana Novaes e Fernanda Gil
Influência: Karen Bartels, Tiago Carvalho, Patricia Laureano, Giovanna Maracajá, Mylena Fontes, Aline Costa e Nathália Belisario
Data e Tecnologia: Guido Sarti, Marcelo Azevedo, Rafael Ribeiro, Ariane Diniz,
Malu Fischer e Gabriel dos Santos
Projetos: Marione Oliveira, Paloma Benetti e Maisa Amorim
Direção de Produção Gráfica e Digital: Marcos Moura
Artbuyer: Bruna Costa
Coordenação de Finalização: Pablo Felix
Produção 3D: Estúdio Ícone
Tratamento de Imagens: Estúdio Ícone
Revisão: Teresa Montes
Produção Integrada: Ducha Lopes, Fábio Truci, Gabriela Chineze, Daniela Reis, Natália Menken, Ana Ananias e Renata Silva
Juridico: Rosimeire Brito e Isabelle Versannio
Produtora de Imagem: O2 FILMES
DIREÇÃO: RENATO AMOROSO
DIRETORIA PRODUÇÃO EXECUTIVA: FLAVIA ZANINI
PRODUÇÃO EXECUTIVA: EDNEY TAMACHIRO
ASSISTENTE EXECUTIVA: JOÃO PEDRO KOHN E RAFFAELA PIANTINO
DIRETORA DE ATENDIMENTO: REJANE BICCA
ATENDIMENTO: RAFAEL NALDINHO E IVAN CAETANO
ATENDIMENTO DE PÓS: CAROLINA MOISÉS
DIREÇÃO DE FOTOGRAFIA: RENATO AMOROSO
DIREÇÃO DE ARTE: FLAVIA GALASSO
DIRETOR DE PRODUÇÃO: FÁBIO GOMES
ASSISTENTE DE DIREÇÃO: AKÁSSIA GONÇALVES (KAKÁ)
PRODUTOR DE ELENCO: BÁRBARA CATANI
PRODUTOR DE FIGURINO: DAVID PARIZOTTI
CABELEIREIRO E MAQUIADOR: CARLA CARRASCO
Produtora de Som: Lucha Libre Audio
Produtor Musical: Paulinho Corcione + Danilo Barbalaco
Coordenador: Thacio Palanca
Finalização: Thacio Palanca
Atendimento Executivo: Thais Urenha
Pós-produção: Frame
Head de Pós: Wilson Fernandes e Gabriel Mariano
Finalização: Gislaine Garcia
Assistente de Finalização: Daniel Mariano e André dos Santos
Composição: André Toma
Colorista: Acauan Pastore
Motion: Celso Affonso Lopes Jr