Vijay Gosula, Senior Partner da McKinsey & Company, irá conduzir a conversa sobre o potencial do Nordeste dentro do mercado Brasileiro
Vijay Gosula, Sócio Sênior da McKinsey & Company e responsável pelo setor de Client Services na América Latina, será um dos palestrantes presentes na programação do Perspectivas Nordeste 2024. O Ph.D. em Engenharia e Ciências dos Materiais pela Universidade de Illinois é formado em Física e Química pela Coe College nos Estados Unidos e irá compartilhar suas expertises sobre desenvolvimento urbano, pesquisas de mercado, infraestrutura e concessões.
Confira entrevista com Vijay para a Rádio CBN:
O executivo também é conhecido por elaborar artigos de análise e opinião que apontam tendências do mercado, assim como avalia movimentos econômicos, utilizando como base pesquisas autorais da McKinsey & Company.
Em uma dessas pesquisas, a McKinsey entrevistou 600 executivos de empresas líderes ao redor do mundo, com o objetivo de entender como as empresas de maior crescimento orgânico trabalham para alcançá-lo. Nela, Vijay e o coautor João Guillaumon, do artigo “Uma defesa do crescimento orgânico”, apontam que essas companhias são muito ativas em três dimensões:
- 1- Investimento, ou seja, extraem recursos de várias fontes e os realocam em áreas de alto crescimento;
- 2- Criação, ou seja, têm forte foco em criar novos produtos, serviços e modelos de negócio;
- 3- Performance, ou seja, otimizam continuamente suas capacidades comerciais, como vendas, marketing, precificação e experiência do consumidor.
A pesquisa indica que 35% das empresas com ênfase em performance cresceram mais rapidamente que a média do mercado. Para as “criadoras” e “investidoras”, esse número corresponde a 31% e 19%, respectivamente. Entre as empresas de maior crescimento, 44% executam várias dimensões, mas não necessariamente ao mesmo tempo. Seus líderes variam de uma dimensão para outra com base em suas metas, criando novas oportunidades de crescimento.
“Embora o crescimento orgânico passe por uma combinação dessas três dimensões, detalhadas uma a uma no estudo, as empresas com forte foco em criação são mais ágeis que seus pares: 58% das empresas de maior crescimento são adeptas de colaboração entre diferentes áreas e 54% estão constantemente inovando para reduzir o tempo de lançamento”, indicam.
De acordo com a pesquisa e análise de Vijay, cerca de 75% do crescimento de uma empresa se dá em função dos mercados em que está posicionada sua carteira. Apenas 25% do crescimento de uma empresa vêm às custas dos concorrentes, com ganho de participação de mercado.
“Fazer a escolha correta sobre onde competir requer entendimento detalhado das dinâmicas do mercado. Afinal, as oportunidades não estarão sempre nos locais tradicionais. O papel de cidades entre 150 mil e 10 milhões de habitantes, por exemplo, será cada vez maior: esses municípios representarão dois terços do crescimento do PIB global até 2025”, destacam.
Em meio a todas essas análises e banco de dados que carrega em sua bagagem, Vijay irá compartilhar no Perspectivas Nordeste 2024, uma pesquisa exclusiva sobre como a região é um terreno fértil para grandes ideias e investimentos.