Design

Memorial Fortaleza apresenta nova identidade visual

Por Victor Campos

26/08/2025 13h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O rebranding foi liderado pelo profissional Alessandro Oliveira, designer de marcas do Olliver Studio e reforça a identidade da marca e ressignifica o local

Nesse mês de agosto, o Memorial Fortaleza celebra 30 anos e apresenta sua nova identidade visual. O destaque da nova identidade é o anjo trompetista, símbolo do amor que perdura após a partida, da memória de quem se foi e dos vínculos que resistem ao tempo.

O rebranding foi liderado por Alessandro Oliveira, designer de marcas da Olliver Studio. O profissional conta que teve a oportunidade de criar a identidade visual do Grupo Memorial e desde então acompanha de perto a força que a marca conquistou.

“Quando fui convidado para desenvolver a nova identidade do Cemitério Memorial Fortaleza, senti que o desafio ia além do design: tratava-se de traduzir em símbolo um espaço que guarda histórias e memórias profundas”, compartilha Alessandro.

Meu primeiro impulso foi tentar fugir dos clichês que costumam marcar esse segmento. Cruzei caminhos criativos, explorei formas e conceitos, sempre buscando algo único. Mas havia um fato impossível de ignorar: O Memorial já possuia um símbolo poderoso. Um verdadeiro cartão postal da marca, um anjo que, silencioso, acompanhou gerações, trazendo conforto para as famílias. Ignorá-lo seria como apagar parte da própria história do Memorial. Nesse momento, entendi que o verdadeiro desafio não era inventar algo totalmente novo, mas ressignificar o que já estava no coração das pessoas”, completa o profissional.

O novo símbolo nasce do equilíbrio: preserva a essência sagrada e acolhedora do anjo, mas ganha traços contemporâneos e versatilidade para representar a marca em todos os seus pontos de contato. A identidade possui um círculo aberto que envolve a figura, o que sugere continuidade, as asas em movimento evocam acolhimento, e a ausência de traços faciais traz universalidade, permitindo que cada família se reconheça ali.

“A estátua presente no cemitério reforça a identidade da marca, criando uma referência afetiva e servindo como um cartão-postal de tradição e pertencimento para as famílias”, indica Patrícia Meireles, diretora do Grupo Rede Memorial Fortaleza.

O resultado foi a união da tradição e da modernidade, entre memória e futuro. O Memorial Fortaleza agora carrega um símbolo renovado, que segundo Patrícia, é fiel à sua essência. “Uma identidade que preserva histórias, honra vínculos e continua sendo referência de cuidado e respeito para a comunidade”, afirma.