Mesmo com crescimento tímido de 2,2%, mercado cearense busca superação para 2025
O mercado de veículos usados no Brasil alcançou um marco inédito em 2024 com a venda de 15,7 milhões de unidades, o maior número registrado desde 2011, representando um crescimento de 9,2% em comparação com o ano passado. O desempenho foi impulsionado por fatores como crédito acessível e a digitalização das vendas.
De acordo com dados da Federação Nacional dos Revendedores de Veículos Automotores (Fenauto), o segmento de carros de passeio foi o mais expressivo, representando 9,92 milhões de unidades vendidas, um aumento de 6,2% em relação a 2023. Modelos mais antigos, com 13 anos ou mais, lideraram as vendas, totalizando 5,72 milhões de unidades.
“O ano de 2024 foi memorável para o setor em nível nacional. Tivemos um crescimento significativo, apesar de desafios enfrentados em anos anteriores, como a escassez de componentes devido à pandemia”, avaliou José Everton Fernandes, presidente do Sindicato dos Revendedores de Veículos Automotores do Ceará (Sindivel).
O crescimento das vendas de veículos comerciais leves chamou atenção, com um avanço de 10,8% no Brasil, totalizando 1,72 milhão de unidades. Modelos populares, como o Volkswagen Gol e o Chevrolet Onix, seguiram no topo das vendas de carros de passeio. “As revendas investiram fortemente em meios digitais, como portais de busca e redes sociais, tornando o mercado mais competitivo”, pontuou Fernandes.
Os feirões de veículos, aliados à oferta de crédito com inadimplência reduzida, também contribuíram para o bom desempenho nacional. Contudo, o cenário começou a mudar no final do ano devido à alta da taxa Selic, que encareceu os financiamentos.
Desempenho do Ceará e desafios locais
Apesar do recorde nacional, o Ceará apresentou um tímido crescimento proporcional entre os estados, com um avanço de apenas 2,2%. Enquanto estados do Nordeste, como o Piauí e a Bahia, registraram crescimentos de 17,2% e 9,3%, respectivamente, o Ceará ficou na lanterna com 388.847 veículos vendidos em 2024 contra 380.469 em 2023.
O aumento tímido de apenas 8 mil unidades foi atribuído, em parte, à greve do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE), que comprometeu o fluxo de transferências. “Temos muitos carros vendidos que ainda circulam sem a conclusão dos processos. Isso distorce as estatísticas e desestimula novas vendas”, explicou José Everton.
Além disso, os representantes do Sindivel apontaram que a falta de uma infraestrutura adequada nos serviços públicos também prejudicou o desempenho local. Entretanto, o presidente da instituição ressaltou que, mesmo com o desempenho fraco, o estado tem perspectivas de melhora em 2025.
“Esperamos que, em 2025, algumas dessas falhas sejam corrigidas e possamos voltar a crescer de forma mais expressiva”, disse. “A sinalização de estabilidade em conflitos internacionais e a possível redução no preço do petróleo podem beneficiar o setor. Estamos otimistas, mas conscientes dos desafios”