Campanhas

Mercado Livre lança campanha “Silêncio”, exaltando avanços em mobilidade sustentável

Por Redação

03/09/2024 10h29

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Linkedin

Com a maior frota elétrica do e-commerce na América Latina, a empresa já entregou com estes modais mais de 36 milhões de pacotes na região, sendo 16 milhões somente no Brasil

O Mercado Livre, apresenta sua nova campanha “Silêncio”, que demonstra os esforços da companhia para reduzir o impacto ambiental das suas entregas. A ação publicitária resgata como a empresa, de forma silenciosa e pautada pela sustentabilidade e a inovação, tem expandido sua frota elétrica nos últimos anos.

Criada pela agência GUT Buenos Aires e exibida inicialmente no Brasil, a campanha está no ar em múltiplas plataformas, incluindo televisão, meios digitais e instalações OOH. Nas redes sociais, também serão exibidas entrevistas com exemplos de pessoas que começaram a atuar em silêncio em seus territórios e que ao longo do tempo multiplicaram seus impactos positivos para o meio ambiente. 

“Todos podemos fazer algo pelo planeta de maneira silenciosa. Para criar esta campanha, nos inspiramos nesses pequenos atos cotidianos, como desligar a televisão quando não estamos assistindo ou fechar a torneira enquanto escovamos os dentes”, afirmaram Christian Rosli e Joaquín Campins, Diretores Gerais de Criação da GUT Buenos Aires.

Como parte da sua estratégia ambiental, desde 2020, o Mercado Livre tem investido em veículos elétricos para reduzir o impacto ambiental, especialmente na primeira e última milhas. No modelo de frota dedicada, os veículos silenciosos emitem entre 50% e 85% menos CO2 e são utilizados de acordo com a disponibilidade, rotas programadas e abastecimento ao longo dos trajetos. 

A companhia possui veículos elétricos no Brasil, México, Colômbia e Chile, sendo detentora da maior frota elétrica privada da América Latina, atualmente com 2,8 mil carros elétricos, um aumento de 20% em relação ao mesmo período de 2023. No Brasil, são mais de 1.300 veículos, 30% a mais que no ano passado. Por meio desta frota, já foram realizadas 36 milhões de entregas de produtos na América Latina, 44% das quais ocorreram no Brasil. A frota de veículos menos poluentes se complementa com mais de 160 caminhões a gás GNV e biometano. 

“Estamos cientes de que o crescimento do ecossistema de negócios do Mercado Livre, em especial o avanço em nosso marketplace, redobra nossa responsabilidade em sermos cada vez mais eficientes em nossas estratégias para reduzir o impacto ambiental em toda a cadeia de valor. Por isso é tão decisiva a incorporação de veículos elétricos à nossa frota, ao mesmo tempo em que seguimos perseguindo modelos alternativos de engenharia logística de baixo carbono”, afirma Frederico Rezeck, diretor sênior de Transportes do Mercado Livre no Brasil.

Confira a campanha a baixo:

FICHA TÉCNICA:

Agencia: GUT Buenos Aires

Founders & Chairman: Gastón Bigio / Anselmo Ramos

CCOs & Partners: Joaquín Cubría /  Ramiro Rodríguez  Gamallo / Matías Lafalla

Regional Account Director & Partner: Natalia Noya

Managing Director: Paula Medina Rivero

ECDs: Christian Rosli / Joaquín Campins / Diego Fernández Posada / Laura Rapela

CD: Matías Irigoytia / Nicolás Cortese

Art Director: Lucero Soria Guevara

Copywriter: Camila Cabral

Director Creativo Digital: Luciano Campanelli 

Copywriter Digital: Camila Castro

Head of Design: Rosario Muñoz Lopez

Graphic Designer: Sofía Iezzi Moñux / Luc Barreto 

Regional Account Director: Sofia Goldin

Account Director: Lucia Diedrichs

Account Supervisor: Cecilia Resa

CSO: Javier Quintero

Strategy Director: Mariana Varella

Social Strategy Director: Ignacio Rocca

Sr. Social Strategist: Kevin Rehbein / Silvio Luis Gardini 

Insights Lead: Agustina Univaso

Creative Manager: Florencia Vera / Paula Akel

Head of Production: Florencia Albizzati

Producer: Agustina Perez Ponce 

Production Company: The Movement by Landia

Director: Agustín Puente / Odile Sucari 

EP: Juan Manuel Cuervo

Producer: Denise Paini / Nicolas Torcanowsky

DOP: Luciano Badaracco

Art Director: Aureliano Gentile

Coordinador/a de Post Producción: Delfina Mosconi / Carola Gaveglio

Montage: Iara Zelaznik & Milena Szapiro / Emiliano Bazzani & Josefina Gant

Sono & Mix: Bamba

Music: Swing