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MGID atrai a atenção do usuário em jogo do Mário com Rich Media

Por Lucas Abreu

14/04/2025 16h34

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A plataforma criou formatos interativos com os anúncios rich media como forma de incentivar os usuários a explorarem os recursos do jogo

No século XXI, onde a humanidade é bombardeada por informações e estímulos constantes, o tempo parece passar mais rápido e o mundo parece girar em velocidade acelerada. Nesse contexto, parar por alguns minutos para ver um anúncio se tornou coisa rara, e a atenção passou a ser um bem de consumo precioso, gerando uma nova forma de economia baseada inteiramente nela.

Apesar de parecer anacrônico, o conceito de economia da atenção não é uma novidade dos tempos contemporâneos. A terminologia data da segunda metade do século passado e é atribuída ao psicólogo e cientista político Herbert Simon. Na época, a atenção como mercadoria parecia algo distópico, mas hoje é possível ver que o conceito de Simon é algo recorrente entre as marcas que buscam novas estratégias para serem vistas e ouvidas.

Entre as estratégias para chamar a atenção do público, os formatos rich media (ou formatos de mídia interativa) têm ganhado força, principalmente entre as gerações mais novas. Por meio de recursos de áudio, vídeos, jogos, animações, painéis e games, é possível gerar mais engajamento, dobrar a quantidade de acessos em um site ou rede social, apresentar um conteúdo de forma atrativa e gerar reconhecimento de marca.

André Flores, Sales Manager na MGID

“Na economia da atenção, os formatos rich media se tornaram essenciais para capturar o interesse do usuário de forma genuína. Eles oferecem experiências imersivas que não só despertam a curiosidade, mas também geram conexões mais profundas com a mensagem da marca”, André Flores, Sales Manager na MGID.

Estabelecida em 2008, a MGID é uma plataforma de publicidade nativa especialista em conectar anunciantes e publishers (sites e portais de notícias), com sua tecnologia impulsionada por Inteligência Artificial e Segmentação Contextual. A empresa oferece diversos formatos de anúncios – como nativo, display, push notification e vídeo – que proporcionam o equilíbrio perfeito entre a experiência do usuário e a performance da campanha, aumentando o brand awareness das marcas, ao mesmo tempo em que os publishers monetizam efetivamente as suas audiências.

No mercado do Norte e Nordeste, a Incomum Estratégia é responsável pela representação exclusiva da AdTech. Suiany Freitas, fundadora da Incomum, fala sobre a importância da parceria:

Suiany Freitas, fundadora Incomum

“A parceria com a MGID nos permite levar inovação publicitária para o Norte e Nordeste do país, com formatos interativos e criativos que realmente conversam com o público local e com competitividade de investimentos. O formato rich media representa uma evolução na forma como entregamos conteúdo, e essa tecnologia faz toda a diferença nas campanhas que buscamos implementar na região.”

Recentemente, a MGID criou formatos interativos com os anúncios rich media como forma de incentivar o engajamento dos usuários com as campanhas digitais, com o diferencial de produzir as peças internamente, sem custos de produção para o cliente. Na ação com a Ubisoft,  foram explorados os recursos de arrastar e tocar a tela para incentivar a descoberta das novidades do jogo “Mario + Rabbids Sparks of Hope”, desenvolvido pela Ubisoft com exclusividade para o Nintendo Switch.

Com o intuito de se integrar ao comportamento dos fãs de games, que costumam consumir resenhas sobre lançamentos, um dos anúncios mesclava citações sobre o jogo com imagens dos heróis da aventura galáctica no formato Carrossel Vídeo Box. Já no formato Flip Parallax, o usuário clicava no criativo para que o seu conteúdo fosse revelado na íntegra, dando-lhe a oportunidade de descobrir o “time dos sonhos” que estaria no jogo.

Durante o mês de Novembro, a campanha alcançou mais de 3,3 milhões de impressões e 634 mil interações. Destaca-se o anúncio no formato Carrossel Vídeo Box – que trazia frases e imagens sobre o lançamento, de forma a incentivar a experiência do usuário – com 136,5% de engajamento.

Camilla Veiga, Head of Sales da MGID no Brasil

“A campanha com a Ubisoft é um ótimo exemplo do poder dos anúncios rich media para promover engajamento real. Esse tipo de iniciativa reforça como a criatividade aliada à tecnologia pode transformar a experiência do usuário em algo memorável com resultados relevantes para a marca”, comenta Camilla Veiga, Head of Sales da MGID no Brasil.