Vivemos um mundo cada vez mais prejudicado pelos maus cuidados com os recursos naturais, e a publicidade está diretamente ligada a este processo. Apesar deste cenário, é possível olharmos de forma mais cautelosa para nossas produções.
Segundo a Organização Mundial da Saúde, a população mundial já respira cerca de 99% de ar insalubre. Isso devido à alta concentração de partículas finas de dióxido de nitrogênio, substância encontrada em veículos automotores, motores de combustão interna, usinas termelétricas e indústria de produção de papel.
Você agora deve se perguntar o porquê de nós, profissionais da publicidade e propaganda, precisarmos olhar para essa questão. Antes de tudo, devemos lembrar que toda a nossa função deve ser desenvolvida sempre pautada pela responsabilidade social. O cuidado com o meio ambiente é uma forma de exercer esse papel.
A mídia Out Of Home se mantém, ano após ano, como um dos formatos para veiculação de campanhas mais consumidos ao redor do mundo. Para termos um projeto na praça, muitos são os processos. Estas etapas muitas vezes necessitam de atenção também para as questões ambientais.
LED
Painéis externos, fronts, totens, entre outros modelos de veiculação demandam recurso elétrico. Aqui podemos investir no uso de lâmpadas de LED que chegam a ter uma economia de até 80% de energia e, consequentemente, auxiliam na preservação do meio ambiente. Na KOI Group podemos citar a We Super OOH que já utilizam deste tipo de solução em seus ativos.
Impacto em espaços verdes
Uma campanha rodando em uma área verde, por exemplo, pode incentivar a preservação daquele espaço conscientizando a população impactada, além de garantir que o local onde o ativo está seja preservado.
Utilização de recursos renováveis na produção
Para uma campanha girar em uma estratégia OOH é necessária, em alguns casos, a produção de lonas e demais materiais impressos. Isso implica em impactos ambientais, seja pela produção de gases por meio dos maquinários ou pela utilização de matérias primas que demandem a celulose para sua produção.
A Visuplac, empresa KOI Group, tem atuado na troca de formatos dos seus ativos. Só em 2024, mais de 100 relógios espalhados pela capital do país tiveram o papel usado nas veiculações substituído pelo digital por meio de lâmpadas de LED. Isso reduz tanto os efeitos ambientais na instalação, quanto os impactos na própria produção dos materiais.
Poderíamos passar horas neste artigo citando ainda preservação por meio de créditos de carbono (certificados que promovem a redução da emissão de gases), estratégias com mensagens em conjunto com as agências e anunciantes, além de diversas outras formas de utilização de recursos que auxiliem na preservação do meio em que vivemos.
A certeza que temos é: se não agirmos urgentemente como agentes que contribuem para a preservação do meio ambiente, teremos questões extremamente graves para lidarmos em breve. O Serviço Copernicus para as Alterações Climáticas (C3S) já nos diz que estamos vivendo as temperaturas mais quentes registradas na história mundial. O que mais vamos esperar?
Sobre Bruno Gonçalves “Magão”
Especialista em comercialização de mídia, com mais de 20 anos de atuação em agências de publicidade e vasta experiência no atendimento a clientes variados. Fundou a NGN MÍDIA em 2017 para aprimorar a relação comercial entre agências e anunciantes, mantendo contínuo envolvimento com as principais agências do mercado nacional. Em abril de 2021 co-fundou a Mosaico Media, onde atua até então na liderança nacional de vendas e relações com o mercado. É também co-fundador da KOI Group, holding de negócios em diversos segmentos de atuação.