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Ministério da Saúde estimula o combater ao mosquito Aedes aegypti em nova campanha

Por Redação

17/10/2024 09h03

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Com o mote “Tem 10 minutinhos?” a campanha visa mobilizar a população na adoção de hábitos para eliminar o mosquito

O Ministério da Saúde deu início a uma nova campanha de mobilização contra as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes. A campanha é assinada pela Nacional Comunicação e tem como objetivo conscientizar a população brasileira para adoção de hábitos a fim de eliminar os focos do mosquito e faça a sua parte não apenas em tempos de surto, mas o ano inteiro.

O Aedes aegypti continua sendo o principal vilão responsável por surtos dessas doenças que, todos os anos, afetam a saúde pública no país. Com as diversas variações de vírus, o desafio no diagnóstico e tratamento se torna ainda maior. Além de causar sintomas parecidos, a dengue, zika e chikungunya podem levar a complicações sérias e, em alguns casos, até à morte.

Apesar de muitos já saibam como se prevenir, nem sempre isso se reflete em ações práticas no dia a dia. Por isso, o conceito da campanha explora o quanto prevenir é simples e rápido. Em apenas 10 minutos por semana, dá para limpar calhas, tampar caixas d’água, esvaziar garrafas, enfim, eliminar todo objeto dentro de casa que acumule água parada. São 10 minutos na sua rotina que fazem total diferença para eliminar os focos do mosquito.

A campanha será dividida em duas fases. A primeira foca na prevenção, com o mote “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”. Já a segunda vai orientar sobre o reconhecimento dos sintomas das doenças, com a mensagem “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, Zika e chikungunya é agora”. Com alcance nacional, a campanha tem presença na TV, rádio, internet, redes sociais e em mídia exterior.

O Ministério da Saúde espera que a iniciativa inspire uma mudança de comportamento da população, fazendo com que a prevenção e a atenção aos sintomas façam parte da nossa rotina, ajudando a diminuir os impactos das arboviroses na saúde pública no Brasil.

Ficha Técnica:

Agência: Nacional Comunicação 

Cliente: Ministério da Saúde

Campanha: Campanha Nacional de Combate às Arboviroses

Vice-Presidente de Planejamento: Rafael Freaza 

Planejamento: Tiago Ferreira e Vanberg Osorio 

Vice-Presidente de Criação: Karina Monique

Head de Criação: Lucas Andrade

Criação: Lucas Andrade, Hayre Borges, Thandy Yung, Saulo Santos, Camilo Robaert, Vinícius Ervilha, Seiki Fabrício, Edinaldo Ribeiro, Majô Molieri e Nathália Carneiro

Diretora de Atendimento: Renata Barrionuevo 

Atendimento: Thaiza Acosta, Patrícia Reis e Roberta Martins

Diretora de Mídia: Lina Aredes 

Mídia: Aline Adeniyi, Julia Sampaio, Carla Zerves, Marcelo Silva, Herlon Lira

Diretora de Produção: Wanessa Severo 

Produção/RTV: Faiane Landim 

Coordenação de Produção: Bheatriz da Silva 

Revisor Publicitário: Ricardo Sanovick Shimada 

Produtora/Filme: Ilha Crossmídia LTDA

Produtora/Áudio: Lógico Áudio Comunicação

Aprovação Cliente Final: Myrian Pereira da Silva, Rodrigo Bauer, Poliana Batista de Oliveira, Juliana Costa Vieira, Kamila Mota e Rafael Atuchi Faria Saiki