Com o mote “Tem 10 minutinhos?” a campanha visa mobilizar a população na adoção de hábitos para eliminar o mosquito
O Ministério da Saúde deu início a uma nova campanha de mobilização contra as arboviroses transmitidas pelo mosquito Aedes. A campanha é assinada pela Nacional Comunicação e tem como objetivo conscientizar a população brasileira para adoção de hábitos a fim de eliminar os focos do mosquito e faça a sua parte não apenas em tempos de surto, mas o ano inteiro.
O Aedes aegypti continua sendo o principal vilão responsável por surtos dessas doenças que, todos os anos, afetam a saúde pública no país. Com as diversas variações de vírus, o desafio no diagnóstico e tratamento se torna ainda maior. Além de causar sintomas parecidos, a dengue, zika e chikungunya podem levar a complicações sérias e, em alguns casos, até à morte.
Apesar de muitos já saibam como se prevenir, nem sempre isso se reflete em ações práticas no dia a dia. Por isso, o conceito da campanha explora o quanto prevenir é simples e rápido. Em apenas 10 minutos por semana, dá para limpar calhas, tampar caixas d’água, esvaziar garrafas, enfim, eliminar todo objeto dentro de casa que acumule água parada. São 10 minutos na sua rotina que fazem total diferença para eliminar os focos do mosquito.
A campanha será dividida em duas fases. A primeira foca na prevenção, com o mote “Tem 10 minutinhos? A hora de prevenir é agora”. Já a segunda vai orientar sobre o reconhecimento dos sintomas das doenças, com a mensagem “Tem sintomas? A hora de ficar atento à dengue, Zika e chikungunya é agora”. Com alcance nacional, a campanha tem presença na TV, rádio, internet, redes sociais e em mídia exterior.
O Ministério da Saúde espera que a iniciativa inspire uma mudança de comportamento da população, fazendo com que a prevenção e a atenção aos sintomas façam parte da nossa rotina, ajudando a diminuir os impactos das arboviroses na saúde pública no Brasil.
Ficha Técnica:
Agência: Nacional Comunicação
Cliente: Ministério da Saúde
Campanha: Campanha Nacional de Combate às Arboviroses
Vice-Presidente de Planejamento: Rafael Freaza
Planejamento: Tiago Ferreira e Vanberg Osorio
Vice-Presidente de Criação: Karina Monique
Head de Criação: Lucas Andrade
Criação: Lucas Andrade, Hayre Borges, Thandy Yung, Saulo Santos, Camilo Robaert, Vinícius Ervilha, Seiki Fabrício, Edinaldo Ribeiro, Majô Molieri e Nathália Carneiro
Diretora de Atendimento: Renata Barrionuevo
Atendimento: Thaiza Acosta, Patrícia Reis e Roberta Martins
Diretora de Mídia: Lina Aredes
Mídia: Aline Adeniyi, Julia Sampaio, Carla Zerves, Marcelo Silva, Herlon Lira
Diretora de Produção: Wanessa Severo
Produção/RTV: Faiane Landim
Coordenação de Produção: Bheatriz da Silva
Revisor Publicitário: Ricardo Sanovick Shimada
Produtora/Filme: Ilha Crossmídia LTDA
Produtora/Áudio: Lógico Áudio Comunicação
Aprovação Cliente Final: Myrian Pereira da Silva, Rodrigo Bauer, Poliana Batista de Oliveira, Juliana Costa Vieira, Kamila Mota e Rafael Atuchi Faria Saiki