Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida.
Além disso, a amamentação é a forma de proteção mais econômica e eficaz para redução da morbimortalidade infantil, pois permite grande impacto na saúde da criança, diminuindo a ocorrência de diarreias, afecções perinatais e infecções, principais causas de morte de recém-nascidos, ao mesmo tempo que traz inúmeros benefícios para a saúde da mulher, como a redução das chances de desenvolver câncer de mama e de ovário.
Pensando nisso, o Ministério da Saúde, por meio da Coordenação de Saúde da Criança e Aleitamento Materno (COCAM/CGCIVI/DAPES/SAPS) e em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria, criou a campanha “Todos pela amamentação. É proteção para a vida inteira”.
Com o objetivo de informar e sensibilizar sobre a importância do aleitamento materno e incentivar que mais mulheres adotem a prática de amamentar até os 2 anos ou mais e, de forma exclusiva, nos 6 primeiros meses da criança, mesmo em casos de covid-19, o filme da campanha mostra uma mensagem emocional e otimista, onde uma criança manda um recado para ela mesma ainda bebê. De forma leve e emotiva, a personagem fala sobre como a vida dela será incrível graças aos benefícios do aleitamento e ao apoio dos pais e de toda a rede de suporte, fazendo com que ela cresça e se desenvolva de maneira saudável.
As peças online e offline trabalham o conceito de maneira didática e visualmente leve, mostrando como o apoio de todos da rede de suporte à amamentação podem fazer a diferença no futuro da criança e da sociedade, estimulando o ato, tanto do ponto de vista dos pais, quanto dos profissionais de saúde, empregadores e toda a sociedade.
Confira o filme com direção de Edu Pimenta, produção da VAPT Filmes e criação da agência Fields360:
https://www.youtube.com/watch?v=kN3cv2t2loI
Ficha técnica:
Agência: Fields360
Cliente: Ministério da Saúde
Produto: PUP
Título da campanha: Visão do bebê
Diretora de Operações: Ruskaya Campos
VP de criação: Thiago Reis
Direção de Arte: Juan Sales
Redação: Lucas Andrade
Planejamento: Thiago Reis e Bárbara Braga
Diretora de Atendimento: Viviane Miranda
Atendimento: Sabrina França
Diretora de Mídia: Adriana Lopes
Mídia: Raquel Noura, Marco Marques, Bárbara Marques, Danielle Farias, Daílson Santos
Diretora de produção: Ozana Andrade
Produtora RTV: Daniela Crystinne
Aprovação pelo cliente: Patrick Leal, Juliana Vieira, Nathália Gardini
Produtora de Vídeo: VAPT Filmes
Diretor de cena: Edu Pimenta
Diretor de fotografia: Eduardo Lopes
Diretora de arte: Flávia Ventura
Atendimento: Wanessa Severo
Coordenadora de produção: Ana Paula Domingues
Produção: Larissa Quicoli
Figurinista: Juliana Borba
Make: Mirian Mano
Produção de casting: Isabeau Christina (Clube do Casting)
Assistência de casting: Rosana Pereira da Silva
Coordenação de Pós Produção: Alexandre Fernandes
Assistência Coordenação Pós Produção: Lucas Sakai e Neide Oliveira
Edição/Montagem: Ray Caldas
Finalização: Welthon Lopez
Color: Burn Colorgrading – Alan Porciúncula
Pós/Motion: Line VFX
Produtora de Áudio: Estúdio Muzak
Produtor Musical e mixagem: Paulo Barreto
Técnico de som direto: Samuel Borimecico
Produção Executiva: Camila Guedes
Atendimento: Simone Sbardellini