Confira o que aconteceu no terceiro dia da Missão que reúne cerca de 25 executivos cearenses em uma programação de quatro dias com aulas, visitas técnicas e experiências
O terceiro dia da Missa Nosso Meio em São Paulo foi marcado pelas aulas sobre as dinâmicas de empresas familiares e pelo aplicativo mais utilizado pela Geração Z. Os participantes da Missão começaram a quinta-feira (4) na Cambridge Family Enterprise, onde participaram de uma dinâmica com o professor da ISE Business School, Cesar Bullara. Divididos em quatro grupos, a turma fez um estudo de caso sobre a Tessie Millano, cujo Diretor de Vendas encontra-se num conflito de sair ou não de uma empresa familiar.
Após a aula, as especialistas em cultura organizacional de empresas familiares, Halina Matos, consultora sênior da CFEG, e Bruna Tokunaga, sócia da CFEG, assumiram a sala, em uma palestra sobre a importância de entender as dinâmicas das empresas famílias e sua intergeracionalidade, destacando a importância que essas instituições têm para o Brasil.
“O país depende de esforços de empresas familiares. Se a gente parar pra pensar, boa parte das empresas que vocês consomem de serviços e produtos tem origem familiar ou possuem controle familiar, mas em outros estados de governança”, disse Halina.
Matos e Tokunaga afirmam que ter uma empresa estruturada é a melhor forma para a sua profissionalização e que separar os papéis entre familiares e profissionais é fundamental para atingir este objetivo.
“Se eu não crio uma separação, facilmente eu dou recados como diretor, quando eu deveria dar recados como pai e vice-versa. Criar esses rituais, que a gente chama de governança, em outras palavras, é fundamental para a profissionalização da empresa”, reforçou Halina.
À tarde, os participantes da Missão Nosso Meio visitaram a sede do aplicativo mais utilizado pela Geração Z: o TikTok. Além de fazer um tour pelo prédio, a turma participou de um treinamento com a líder de conteúdo vertical e produtos Yasmin Medeiros, que desmitificou conceitos sobre o TikTok, apresentou empresas que obtiveram sucesso com a plataforma e as funcionalidades que o aplicativo tem em sua grade.
“O TikTok é uma plataforma de entretenimento. […] é sobre interesses, não sobre quantidades de seguidores. […] É sobre o real e o relacionável”, afirma Medeiros. “Não adianta só o engajamento pelo engajamento, a gente tem que ter certeza que estamos entregando uma comunicação que vai converter“, afirma.
A Missão Nosso Meio caminha para sua reta final. Na sexta-feira (5), os participantes participarão de uma ativação com a marca de lingeries DelRio no Parque Ibirapuera, seguida de almoço de encerramento no Restaurante Selvagem. O Nosso Meio seguirá com a cobertura completa em nosso portal e no nosso Instagram (@onossomeio).