O MMA Impact Brasil 2023 começou. No Keynote de abertura, Fabiano Lobo, diretor da Latam MMA, deu as boas vindas aos participantes do evento. O Managing Director da LATAM MMA também apresentou a linha do tempo do MMA e ressaltou como a tecnologia transformou a estrutura do evento.
Fabiano ressaltou a divisão dos palcos A,B e C e contou como funciona a estrutura de palestras silenciosas, uma vez que os três palcos estão localizados lado a lado. Este ano, o evento triplicou de tamanho em relação aos anos anteriores, e espera mais de 5 mil pessoas na Fundação Bienal de São Paulo.
Logo após a abertura, Alexandre Carreteiro, subiu ao palco principal para a primeira palestra do dia. Alexandre é CEO da PepsiCo Brasil e possui uma bagagem riquíssima de mais de duas décadas em empresas de bens de consumo e alimentos e bebidas, em mercados distintos que incluem Brasil, América Central, Europa, Ásia e América do Norte.
Sua experiência anterior foi na Nestlé, como Vice Presidente Regional para América do Norte e representante CEO na Zona Américas nesta região. Alexandre destacou o início da sua carreira e como descobriu que o seu propósito é incentivar as pessoas a alcançarem seu potencial.
“Aos 10 anos fui com a minha mãe para a França, porque ela foi fazer um doutorado. Lá, comecei a jogar tênis e convivi com pessoas de diversos países.Aos 18, foi estudar nos Estados Unidos, e tive contato com muito mais estrangeiros. E depois de viver todas essas experiências, eu percebi que o que eu gosto é de estar com pessoas”, comentou.
Além disso, o executivo falou sobre o seu perfil de liderança e como a presença é importante para gerir um negócio.
“Tive a oportunidade de trabalhar em oitos países diferentes, e ao longo desse caminho, pude aprender muito com cada uma dessas pessoas e com as culturas dos seus países, e foi aí que percebi que meu propósito na vida é ajudar os outros a atingir o seu máximo potencial. Como líder, acredito que as características humanas são as mais importantes. Precisamos estar perto das equipes”, afirmou.
Como exemplo dessa aproximação das lideranças com os colaboradores, Alexandre deu como exemplo algo que aconteceu dentro da PepsiCo Brasil.
“Um exemplo que posso usar, foi algo que aconteceu na pandemia: 90% das nossas equipes são de linha de frente e operações. Nós não pudemos parar, mesmo quando estavam todos de home office. E é aí que a liderança tem papel fundamental: Não adianta ficar no escritório, o líder precisa ser humano, tem que escutar seu time, tem que estar perto”, comentou.
Entre os 11 mil funcionários da PepsiCo Brasil, 49% dos cargos de liderança são de mulheres, sendo 60% de líderes mulheres no C-Level da companhia, e 27% da liderança são pessoas negras. Ainda falando sobre o momento da pandemia, Alexandre contou que a marca teve que mudar o foco da apresentação dos produtos.
“A pandemia trouxe grandes desafios para o nosso time, porque tivemos que entender a realidade de cada um dos nossos colaboradores, e depois é claro, do nosso cliente. Novos hábitos de consumo foram criados, nossos clientes passaram a receber mais em casa, então mudamos o nosso foco para aperitivos, escutamos o consumidor e adaptamos a forma de apresentar nossos produtos. Além disso, dividimos o país em setores, para poder escutar de forma mais diferenciada o consumidor e adaptar nosso trabalho para cada região”, lembrou.
Para finalizar, o executivo contou sobre os próximos projetos da PepsiCo Brasil.
“Queremos dobrar o nosso negócio até 2027. Nosso foco está na regionalização, transformação digital e inovação. Devemos ter líderes alinhados com essa visão e que possam ser humanos alinhados também com os valores da empresa. Ter pessoas engajadas faz total diferença para fazer uma empresa crescer. Sou apaixonado pelo Brasil e por tudo que o país tem para oferecer. Temos muito a crescer com uma liderança humanista, escutando e ficando perto do nosso colaborador”, finalizou.
Ver esta publicação no Instagram
MMA Impact Brasil 2023
Nesta edição, o MMA Impact Brasil celebra, por meio de um festival inédito e composto por várias trilhas, o real impacto da inovação dos negócios. O objetivo é compreender e fortalecer, a partir dos exemplos e insights de nossos palestrantes, como a inovação se relaciona com diversidade, tecnologia, liderança e novos métodos de trabalho. O evento acontece nos dias 11 e 12 de abril na Fundação Bienal de São Paulo.