Na abertura da exposição “O Que Não Nos Disseram” acontece o desfile de lançamento da campanha “Não Estamos Sós”, da Moda Colmeia, em apoio ao Instituto Maria da Penha
Em um mês marcado pela conscientização e combate à violência contra a mulher, essas narrativas compõem a edição especial da Exposição “O Que Não Nos Disseram”, que retorna ao Shopping Iguatemi Bosque em Fortaleza. O evento, alusivo à campanha Agosto Lilás, celebra os 18 anos da Lei Maria da Penha e é parte de uma ação da Moda Colmeia para arrecadação de fundos para o Instituto Maria da Penha. Na ocasião, haverá desfile de lançamento da campanha “Não Estamos Sós” e exposição de 16 retratos ao público. O evento gratuito ocorre no dia 13 de agosto, a partir das 19 horas.
A mostra revisita o protagonismo de mulheres que compartilham, em imagens, lutas e sorrisos, as histórias de enfrentamento à violência doméstica. O projeto, que celebrou quatro anos de trajetória em exposição realizada em abril deste ano no Museu da Imagem e do Som, levanta reflexões sobre a importância da Lei Maria da Penha (Lei no 11.340) e a necessidade de intensificar o combate a todas as formas de violência de gênero.
A exposição apresenta retratos gigantes (2,00m x 1,30m), depoimentos das mulheres em áudio e é rica em acessibilidade, com obras táteis, audiodescrição, tradução em Libras e legendagem para surdos e ensurdecidos. A acessibilização é fruto de uma parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) e a Universidade Estadual do Ceará (UECE).
“O Que Não Nos Disseram” vai além da fotografia, abordando não apenas a agressão física, mas também o abuso psicológico, moral, sexual e patrimonial. Andressa Meireles, jornalista, pesquisadora e idealizadora do projeto, parte também de uma dor pessoal, mas relembra que a proposta é a de amplificar as vozes de outras mulheres. Mais de 20 de fotógrafas do cenário cearense assinam a autoria dos retratos das mais de 30 mulheres que já passaram pelo projeto nos últimos anos. Entre elas, Delfina Rocha, Camila de Almeida, Lia de Paula, Débora Anacé.
“Todas as edições são muito especiais pra nós e essa tem muito significado. São 18 anos da Lei Maria da Penha, 15 anos do Instituto Maria da Penha, e a gente vai celebrar. Celebrar nossas conquistas quanto mulheres, celebrar a vida e a possibilidade de lutar. Porque a dor existe, e é grande, mas a gente não vai parar até que a gente possa viver em paz, até que a gente possa ser mulher em liberdade, inteireza e dignidade”, afirma Andressa Meireles.
A exposição também presta homenagem à contadora Kaianne Bezerra Lima Chaves, assassinada em setembro do ano passado. Retratos de Luciana e Brenda ilustram o impacto do feminicídio sobre a família de Kaianne e destacam a importância da legislação que classifica o feminicídio como um homicídio qualificado, com penas severas.
A Edição Especial do “O Que Não Nos Disseram”, no Agosto Lilás, é uma realização da Guerreiro Produções Artísticas e Culturais, e conta com o patrocínio da Moda Colmeia. A exposição tem apoio do Shopping Iguatemi Bosque, Mov Comunicações, UFC e UECE, além de instituições como a Escola Superior da Defensoria Pública do Estado do Ceará, a Defensoria Pública do Estado do Ceará e a Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE).
Campanha Não Estamos Sós
“Não Estamos Sós” é o slogan da campanha deste ano criada pela marca cearense Moda Colmeia em parceria com Instituto Maria da Penha (IMP). A colab entre o instituto e a Colmeia ocorre há mais de 10 anos e tem todo o lucro revertido à causa da luta contra a violência doméstica.
“A cada ano o valor repassado ao Instituto Maria da Penha aumenta devido ao engajamento das clientes e das revendedoras”, afirma Morgana Moraes, gerente de Marketing da Moda Colmeia.
Segundo ela, a meta para esse ano é a venda de 10 mil camisas. Para mais informações sobre a exposição, visite o Instagram do projeto.
Serviço:
Exposição O Que Não Nos Disseram e desfile beneficente
Onde: Shopping Iguatemi Fortaleza (Av. Washington Soares, 85 – Edson Queiroz)
Quando: 13 de agosto, às 19h
Período: em cartaz até 23 de agosto
Acesso gratuito