Destaque

Moisés Loureiro apresentou palestra sobre Identidade no NM2B 2024

Por Victor Campos

08/08/2024 15h36

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

O humorista, ator e roteirista apostou na irreverência e interatividade com a plateia para fazê-la rir e refletir

Moises Loureiro inicia sua palestra se apresentando ao público de forma cômica exaltando a identidade característica do povo brasileiro, A Identidade.

“O brasileiro é um povo de identidade forte, não tenhamos medo de sermos originais, regionais, somos um povo plural, devemos exaltar essa nossa identidade”, exalta Moisés.

Citando grandes nomes que o ajudaram a se identificar com sua cearensidade, nomes como: Ariano Suassuna e Leonardo Bastião, Lourival Batista, Chico Pedrosa, nomes que remetem a culturalidade cearense que através de sua arte sempre disseminam e exaltam a identidade do povo nordestino.

“Identidade é tudo que se forma quando não nos dão nada e tudo que sobra quando nos tiram tudo”, citou frase de autoria de João Claudio para ilustrar seu tema.

Moises, explica que a capacidade do nordestino de exemplificar a vida local, por meio de versos e rimas, é um movimento característico da identidade nordestina e que esse movimento de repentistas e cantadores de violas, deve ser exaltada pela importância de entendermos o passado e reinventarmos o futuro.

“Nos explicaram que nós nordestinos somos inferiores, tudo foi criado e divulgado mostrando o nordeste como um lugar pobre, lascado e inferior, e nós sabemos que não é bem assim, somos um território em potencial, criamos o capacete ELMO, temos a melhor educação do país, somos capazes de criarmos comunicações efetivas, devemos exaltar o futuro do nordeste, nos somos o futuro. Nosso papel com comunicador é esse” conclui Moisés