Responsabilidade

Mostra Sesc de Artes Visuais de Sobral destaca diversas expressões culturais

Por Redação

17/07/2023 11h52

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Desempenhando seu papel de impacto social e promoção de experiências artísticas no Ceará, o Serviço Social do Comércio (Sesc) Ceará apresenta a Mostra Sesc de Artes Visuais (MAV) em Sobral, que ocorre de 26 a 28 de julho no município da Região Norte do Estado. Toda a programação será aberta ao público e inteiramente gratuita.

O evento trará uma ampla variedade de atividades relacionadas a esse ramo das artes e muitas outras expressões culturais, ocupando espaços como a Casa da Cultura, a Praça e o Theatro São João. Música, teatro e dança, além de ações formativas e a presença de uma biblioteca, também serão atrações aos visitantes da Mostra. 

Segundo os organizadores, a ideia é democratizar o acesso e a circulação das artes visuais em diferentes partes do Estado, concentrando suas ações na Região Metropolitana de Sobral.

“É gratificante observar os impactos que a Mostra Sesc de Artes Visuais pode alcançar na comunidade, estimulando o interesse e a apreciação pelas artes visuais, despertando talentos locais, fomentando a cultura regional e fortalecendo os territórios. Essa iniciativa reforça o compromisso do Sesc Ceará em promover o acesso à cultura e o desenvolvimento artístico em todo o Estado”, destaca Alemberg Quindins, gerente de Culturas do Sesc Ceará.

Programação diversificada

No dia de abertura da Mostra (26/07), será inaugurada a exposição “Estrelas no Norte”, com curadoria de Ed Ferreira, contando com a participação de 30 artistas e uma ampla variedade de trabalhos, incluindo pinturas em tela, desenhos, bordados, esculturas em madeira, vídeos e obras intermídia. Entre os convidados, estarão presentes a Gibiteca do Eco Museu de Pacoti, o Museu Brinquedim, o projeto Salãozinho de Sobral, as exposições da Fundação Casa Grande intituladas “A Casa” e “A Casa Azul”, e as obras do Acervo Sesc Ceará de Artes Visuais, que apresenta a coleção “O Barro do Ceará”.

Debates e reflexões também farão parte da programação da Mostra, incluindo uma palestra intitulada “Histórias de Amanhã: MASP, um Estudo de Caso”, com Regina Teixeira de Barros, doutora em Estética e História da Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e especialista em arte produzida no Brasil no Século XX.

Música
Performances como “Barra Limpa”, de Jared Domício, e o espetáculo infantil “O Gran Circo Malabar”, do Coletivo FusCirco, além do lançamento do livro “Além das Frentes” com um show de Eugênio Leandro – com curadoria do quadrinista Klévisson Viana – unindo música e desenho, prometem envolver o público nessa atmosfera de impacto visual e emocional.

E já que o assunto é música, o show “Espiral” da cantora, compositora e violonista mineira Ceumar abrirá as atrações da Mostra. Com destaque nas plataformas digitais, a artista possui uma carreira fonográfica de 20 anos e apresentará parte de seu trabalho autoral do novo disco, que leva o mesmo nome do show. Outras opções musicais imperdíveis da Mostra incluem o espetáculo “Florescer” do cantor e compositor Deibe Viana, com influências de MPB e indie, e a arte cantada do Grupo Vocal da Universidade Federal do Ceará (UFC), com um repertório essencialmente brasileiro e nordestino.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA 

Quarta-feira, 26 de julho

Praça do Teatro São João

17h – Feira Criativa 

Das 18h às 21h – Bibliosesc – Biblioteca móvel 

Das 18 às 21h – Espaço infantil – Brincadeiras e pintura em tela 

Das 18h – Espetáculo Cultura Popular aos Pequeninos – Bem Me Quer Bonecos & Cia. 

Quintal Casa da Cultura

18h – Abertura das Exposições – Estrelas no Norte / Cubas / Dim / Brinquedim / Salãozinho de Sobral / Caricatura da Mostra HQ 

18h30 – “Narrativas e Territórios em Disputa: Investigações sobre os Sistemas das Artes” – Instalação visual com Luciara Ribeiro 

18h30 – Arqueologia Poética: Fragmentos – Instalação visual com Cláudia Sampaio 

18h30 – Permissão para Lembrar – Instalação visual / vídeo com Waléria Américo 

19h – Mesa de Abertura – Com falas institucionais dos representantes de Sesc, Secretaria da Cultura do Estado (Secult) e Prefeitura de Sobral 

20h – Histórias de Amanhã: MASP, um Estudo de Caso” – Conferência com Regina Teixeira de Barros 

21h – Show – Deibe Viana 

Quinta-feira, 27 de julho

Casa da Cultura 

Das 8h às 12h e das 14h às 21h – Visita à Exposição de Artes Visuais 

9h – Roda de Conversa: “Mulheres nas Artes Visuais” – Mediação de Waléria Américo 

15h – Apresentação musical – Mariou Voz & Violão 

15h30 – Roda de Conversa: Mediação e Curadoria de Exposições / Produção de Artistas Dissidentes e Periféricos – Mediação: Luciara Ribeiro 

Margem Esquerda

16h – Performance “Barra Limpa” – Com Jared Domício 

Praça do Teatro São João 

17h – Feira Criativa 

Das 18h às 21h – Bibliosesc – Biblioteca móvel 

Das 18 às 21h – Espaço infantil – Brincadeiras e pintura em tela 

18h – Espetáculo Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo – Companhia Trupe Motim de Teatro 

Quintal Casa da Cultura

19h – Lançamento HQ “Além das Frentes” – Klevisson Viana 

Palco Praça São João 

20h Show com Eugênio Leandro 

21h Edley Inc. – O Show – Banda Edley 

Sexta-feira, 28 de julho

Casa Da Cultura

Das 8h às 12h e das 14h às 21h – Visita à Exposição de Artes Visuais 

15h – Roda de Conversa: História da Arte – Um Olhar sobre a Pesquisa Ação na Casa Intervenção – Mediação: Cláudia Sampaio 

Praça do Teatro São João 

17h – Feira Criativa  

Das 18h às 21h – Bibliosesc – Biblioteca móvel 

Das 18h às 21h – Espaço infantil 

Praça Do Teatro São João

18h – Apresentação teatral: O Gran Circo Malabar – Coletivo FusCirco 

19h – Espetáculo Vocal UFC 10 anos 

20h – Show Espiral – Ceumar (Belo Horizonte/MG)

Quintal da Poesia – Casa da Cultura 

18h – Conferência de Lançamento do Livro Mendez – com Levi Jucá e mediação de Zé Wellington 

Acesso gratuito