Mercado

Mota Machado apresenta rebranding com assinatura da Ana Couto e divulgação da SG Propag

Por Redação

12/06/2024 10h19

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Após 56 anos, a construtora apresenta uma nova marca que reforça o seu legado e fortalece a inovação

Na última terça-feira (11), a Mota Machado divulgou a sua nova marca em mais de 56 anos de história. Em um momento estratégico, de contínuas mudanças no mercado imobiliário nacional, a construtora viu a necessidade de apresentar o reposicionamento da sua identidade com o propósito de refletir o atual e o futuro. A nova marca recebeu assinatura do escritório paulista Ana Couto e contou com a divulgação da agência cearense SG Propag.

“Passamos por um processo de reestruturação interna e sentimos muita necessidade de nos reconectar com nossa essência. Evoluimos nossa marca e construimos um universo visual e verbal. Definimos com clareza nossa proposta de valor e aprendemos a contar essa história com uma narrativa que se conecta com as pessoas. Nosso trabalho foi olhar para nossa essência, nossa base e o que nos diferencia e fortalece: legado, preocupação com a sustentabilidade, vontade de fazer o certo e capacidade de inovação. Foram 8 meses de trabalho e 27 pessoas entrevistadas”, detalha Rafaela Machado, segunda geração da construtora e diretora de marketing, inovação e sucesso do cliente.

Nova marca

A construção do novo posicionamento estratégico dialoga com uma marca que está em constante ascensão e movimentação, onde a identidade visual precisa caminhar junto e resumir o novo momento que a empresa está passando. Entre as características, estão a permanência da cor vermelha, já consolidada com a marca, trazendo-a em dois tons diferentes. Agora, os dois MM se complementam, entrelaçados um ao outro.

Com o slogan da campanha ‘A Mota Machado mudou, mas continua igual a você: diferente’, a identidade conversa sobre uma evolução de propósito, e o reforço da personalidade única da empresa, trazendo quatro diretrizes estratégicas: Capricho por todo o caminho; ASG é nossa bússola; Evoluímos a partir das pessoas e Ecossistema robusto, a partir de qual a construtora inicia uma nova página da sua história.

“Esse rebranding foi desenvolvido a muitas mãos, com participação ativa do time Mota Machado, além de expertise das equipes Ana Couto e SG Propag, em suas áreas de atuação. Conseguimos validar a identidade que representa exatamente o que a empresa procurava, refletindo o momento presente e o futuro da Mota Machado”, compartilha Sara Dantas, gerente de marketing e sucesso do cliente da Mota Machado

A SG Propag estampou para o público a emoção do slogan dando ritmo e sentido para a nova marca. Bob Santos, Diretor Geral da SG Propag, conta como veio o convite para participar da comunicação do rebranding.

“É um privilégio ser escolhido para liderar a comunicação do rebranding de uma marca com tanta história para contar. É uma grande responsabilidade preservar os valores que fizeram da marca um ícone ao longo de 56 anos, ao mesmo tempo que incorporamos elementos contemporâneos desenvolvidos com o traço Ana Couto. Mais do que apresentar uma nova marca, é comunicar os novos pilares da construtora, garantindo sua relevância pelos próximos 50 anos“, explica Bob.

Com a missão em mãos, o criativo trouxe voz para o manifesto. Com o texto pronto, era necessário incorporar uma melodia para tocar o coração do público. Para isso, Bob utitlizou a ajuda de uma IA que destacou seu potencial criativo.

“Inicialmente veio o Manifesto, tendo em vista que precisamos primeiro contar uma história para que o público interno, externo e a sociedade como um todo possam entender o contexto. Desse Manifesto, desenvolvemos uma letra que sintetiza a importância de viver e vender mais que apartamentos: lares que tornam a vida mais plena. Por fim, foram criadas a melodia e as primeiras versões da música para aprovação. A IA foi interessante para gerar insights iniciais e estudar diferentes gêneros musicais na definição do ritmo ideal“, conta Bob.

A empresa, que já possui mais de 300 empreendimentos construídos em três estados do Nordeste – Ceará, Maranhão e Piauí -, sabe o quanto é importante mostrar para o mercado o bom trabalho, alinhado ao seu bom desempenho, o que é fortalecido por suas tantas premiações estaduais, regionais e nacionais.

Assis Machado e Rafaela Machado; Foto por: Rogério Lima

“Nossa visão madura nos levou a este momento, a um legado único, onde sabemos onde queremos chegar e que nada seria possível se não tivéssemos ao nosso lado esse tempo todo nossa equipe de profissionais qualificados e experientes. Essa é a base do nosso sucesso, e a eles dedico o nosso mais profundo agradecimento”, comentou Assis Machado, presidente da Mota Machado.