Maria Reinald, Gerente de Gente e Gestão da Mota Machado, aponta como a empresa volta o olhar para os colaboradores
A construtora Mota Machado, referência há 56 anos no mercado de imóveis de alto padrão, conquistou pela quarta vez a certificação Great Place to Work 2024 (GPTW), honraria oferecida por uma consultoria global que apoia organizações a obterem melhores resultados por meio de uma cultura de confiança, alto desempenho e inovação.
Essa não é a primeira certificação nessa esfera que a empresa cearense obtêm. A Mota Machado possui diversas certificações no âmbito de ASG, sustentabilidade e inovação. Recentemente, a instituição se tornou a primeira construtora do Norte e Nordeste a ter inventário de carbono divulgado seguindo metodologia GHG Protocol.
Trabalho junto ao cliente interno
No centro da estratégia da Mota Machado está o compromisso com o desenvolvimento e bem-estar de seus colaboradores, e isso se reflete de forma marcante no trabalho do seu setor de Gente e Gestão. Com trilhas de treinamentos de formação para as equipes de obras, a empresa assegura que cada colaborador esteja atualizado com as mais recentes técnicas de construção e normas de segurança, fomentando uma cultura de aprendizado contínuo e adaptabilidade.
A formação das lideranças é outro pilar fundamental, evidenciado pelo Programa de Desenvolvimento das Lideranças de Obra e Corporativa. Esse programa visa aprimorar habilidades de gestão, resolução de conflitos e inovação, garantindo equipes de alto desempenho. Além disso, a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações promove transparência e motivação, delineando claramente as oportunidades de crescimento na empresa.
Para além do desenvolvimento coletivo, o acompanhamento individualizado das equipes se destaca com o Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), alinhando os objetivos pessoais dos colaboradores aos da empresa. Esse enfoque personalizado é complementado por uma cultura de feedback periódico, promovendo autoconhecimento e orientando o aprimoramento contínuo. Assim, é evidente que a Mota Machado não apenas investe no presente, mas constrói o alicerce sólido para o sucesso futuro, colocando o colaborador no epicentro de sua estratégia corporativa
A certificação GPTW reafirma e potencializa o compromisso da Mota Machado com as práticas de gestão de pessoas, onde o colaborador está no centro das experiências do mesmo modo que a empresa cria caminhos para um bem sustentável e o morar melhor.
“Acreditamos que a qualificação profissional é fundamental para o processo de desenvolvimento individual. Investir na capacitação não apenas eleva a qualidade dos serviços oferecidos, mas também estimula o crescimento dentro da empresa“, afirma Maria Reinald, Gerente de Gente e Gestão da Mota Machado.
Monia Heuser, diretora administrativa e financeira da Mota Machado, pontua sobre o papel dos colaboradores nesses índices.
“Os bons indicadores são possíveis devido ao trabalho de cada funcionário. Nosso negócio evolui a partir das pessoas”, comenta. Ela também reforça que a pesquisa é um momento para ouvir o colaborador, identificar as oportunidades de melhorias e ainda ressalta a importância da experiência do cliente no centro. “Na Mota Machado, acreditamos que o melhor serviço consegue seu máximo desempenho quando criamos produtos e serviços que gerem experiências memoráveis aos nossos clientes e, para que isso aconteça, precisamos proporcionar um ambiente de excelência para o colaborador”, conclui.