Artigos

Movimento Pra>Frente no Ceará: Educação em empreendedorismo e gestão para os empreendedores populares

Por Redação

28/12/2021 12h47

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A Fundação Dom Cabral (FDC), uma das nove melhores escolas de negócios do mundo, de acordo com o ranking do jornal britânico Financial Times (edição 2020), atua há 45 anos contribuindo com o desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos, de todos os segmentos de atividade econômica para organizações de pequeno, médio e grande portes. Nos últimos 20 anos vem atuando em vários projetos sociais e conta com 25 Associados Regionais FDC, sendo a Barros Soluções em Gestão a representante para os estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

 

Com a inimaginável pandemia global do coronavírus, várias medidas assistenciais ágeis foram requeridas para assistir à expressiva parcela da população em situação de vulnerabilidade, sendo também fundamental a adoção de soluções estruturais. 

 

A prosperidade das empresas depende do progresso da sociedade. Mas estamos mergulhados em uma grande crise, com um número de desempregados de quase 15 milhões. Em face disso, muitos brasileiros precisam empreender. De acordo com o SEBRAE, a taxa de empreendedorismo no País é de 38% entre a população de 18 a 64 anos, o que equivale a quase 52 milhões de brasileiros. Um em cada quatro pessoas empreende de alguma forma no País. 

 

Olhando para esse cenário, a FDC lançou em 2020 o Movimento Pra>Frente, com o objetivo de gerar desenvolvimento econômico por meio da educação em empreendedorismo e gestão para os empreendedores populares com nano, micro e pequenos negócios. Já o Pra>Frente Play é uma metodologia proprietária da FDC, desenvolvida com foco em comportamento empreendedor, aproveitando o melhor de cada indivíduo para criar um ponto de virada para quem é empreendedor e para quem quer ser. 

 

Mais do que uma plataforma digital, é uma jornada de aprendizagem que combina conteúdo e entretenimento de um jeito divertido, leve, com abordagens práticas e aplicável ao negócio do empreendedor popular. São séries, podcasts, infográficos, resumo do conteúdo e uma missão para ser aplicada no negócio. O conteúdo é exclusivo e leva em consideração os principais desafios enfrentados pelos empreendedores. 

 

Além dos especialistas da FDC, o Movimento Pra>Frente conta com decoladores. Este é o nome dado pela Fundação Dom Cabral aos mentores voluntários. Eles contribuem com apoio psicossocial, ajudando com novas ideias, compartilhando experiências e acompanhando a evolução dos resultados.

 

Os empreendedores acessam o conteúdo da plataforma sem custo pessoal. Para isso, buscamos o apoio de grandes, médias e pequenas empresas que queiram investir na capacitação de empreendedores e decoladores ou daquelas que querem desenvolver projetos customizados com conteúdo, com patrocínio para a formação de empreendedores de segmentos específicos e com jornada de capacitação de voluntários da empresa para transformá-los em agentes de transformação e impacto social.

 

No momento, passamos a atuar no Movimento Pra>Frente no Ceará e queremos capacitar inicialmente mil pessoas doas 5,5 mil previstas. Mas, nossa meta é ambiciosa. A plataforma tem o potencial para desenvolver um milhão de empreendedores populares, requerendo a cooperação do máximo de parceiros possíveis.

Existem três formas de os empreendedores populares participarem:

  • Por meio das empresas patrocinadoras;
  • Por meio de indicação das organizações da sociedade civil que são parceiras;
  • Por inscrições feitas diretamente pelos empreendedores populares via  redes sociais do Movimento Pra>Frente e pelo site prafrente.fdc.org.br

O Movimento Pra>Frente está pronto para apoiar as empresas e organizações sociais que queiram desempenhar um papel relevante na redução da desigualdade social no País por meio da educação e empreendedorismo. Ele colabora com uma visão ampliada de ESG (ambiental, social e governança), operando ações práticas que impulsionam ecossistemas e geram desenvolvimento social sustentável por meio de transformações duradouras.

 

Valdemar Barros 

Coordenação dos programas da FDC nos estados do CE&RN e Diretoria Geral da Barros Soluções em Gestão – Associada FDC