A ONU Turismo confirmou o que o Pará já sabia: Belém é a Capital Mundial do Brega. O título reconhece a força desse movimento cultural que ultrapassa a música e se afirma como identidade, estética e orgulho do povo paraense. Para comemorar a conquista, o Ministério do Turismo lançou uma campanha nacional assinada pela agência Mene Portella.
Com o mote “O mundo é brega e Belém é a capital”, a campanha mergulha na diversidade do gênero. O jingle, interpretado por Joelma – ícone paraense e referência internacional por transformar o regional em espetáculo –, mistura vertentes como o tecnobrega, o brega romântico e o brega calypso. Além de cantar, Joelma protagoniza o clipe gravado em pontos turísticos de Belém, acompanhada de um corpo de baile com 30 dançarinos, reforçando a potência visual e performática do brega.
A campanha também amplia o olhar para além da música, valorizando a cultura local em diferentes expressões. A gastronomia aparece com o chef Thiago Castanho; a moda, com a estilista Dina Carmona; o turismo, com o influenciador Rômulo Dias; o empreendedorismo feminino, com Gaby e Clara; e outros nomes consagrados do brega paraense, como Wanderley Andrade e Hellen Patrícia, também ganham destaque.
No ambiente digital, a estratégia aposta em conteúdo multiplataforma para potencializar o alcance. Entre os destaques, estão o “Brega Talks”, série de entrevistas com personalidades locais, e o “Dançar é Brega”, vídeos gravados em pontos icônicos da cidade. A campanha também terá forte presença em rádios e mídia exterior.
Com estética profundamente conectada aos elementos visuais e sonoros do Pará, a iniciativa valoriza um patrimônio cultural brasileiro, reforça o orgulho e o pertencimento dos paraenses e reafirma Belém como o coração de um movimento que hoje chama a atenção do mundo.
