Saiba como driblar os desafios e ter bom desempenho em diversas áreas de atuação profissional
Nos últimos anos, devido à crise econômica instaurada no mundo, causada pela pandemia de Covid-19, cresceu a necessidade de muitas pessoas terem que mudar de profissão ou desempenhar mais de uma atividade profissional para melhorar o orçamento. A multicarreira é uma tendência de mercado que visa agregar mais oportunidades de melhorar a renda de um indivíduo.
Um profissional que desempenha multicarreira pode ser identificado por ter várias ocupações profissionais ou formações em diversas áreas. Eles têm múltiplos interesses e atuam em várias áreas distintas no mercado, podendo essas funções serem ou não compatíveis entre si. É uma espécie de projeto de vida que é construído em torno de uma coleção de habilidades e interesses em comum e que fazem sentido para a pessoa, de acordo com Ana Carolina Pereira, especialista em Recursos Humanos.
É importante salientar que o profissional que realiza multicarreira pode trabalhar em diferentes segmentos da mesma área ou em profissões completamente distintas. Essa variação vai depender apenas das habilidades e competências desse indivíduo.
Mas é preciso estar atento aos desafios da multicarreira, é necessário um esforço e um sacrifício muito maior do profissional para fazer dar certo, pois nenhuma das áreas desempenhadas pode ser prejudicada no processo de execução.
Gisele Studart, diretora da Studart RH e CDL jovem de Fortaleza, explica que ao longo do tempo, por diversos fatores da vida pessoal e profissional, alguma das áreas de atuação poderá sofrer um desgaste na qualidade da entrega, até mesmo pelos fatores de sobrecarga física ou mental.
“Quando é o caso de quem tem um emprego fixo e desempenha alguma outra atividade fora do seu horário comercial, pode ser que, em determinado momento, alguma das áreas irá demandar mais do que a outra, causando assim um risco na baixa de qualidade laboral e, consequentemente, levar ao risco também de perder uma das ocupações”, expõe.
Ana Carolina defende que, quando a multicarreira é desempenhada dentro da mesma empresa, pode agregar valor ao profissional.
“As pessoas são múltiplas. Têm diversos interesses, motivações, desejos e habilidades. Muitas empresas enxergam a multicarreira com bons olhos, visto que isso pode demonstrar que o profissional é proativo, interessado, flexível, que está em busca de novos conhecimentos. Além disso, as novas habilidades desenvolvidas podem fazer a diferença para que ele atue em novos projetos que forem necessários”, relata.
Riscos
É preciso estar ciente de que essa perda poderá afetar no seu orçamento já preestabelecido, por isso, tenha cautela na hora de organizar suas finanças.
Gisele Studart tem uma vasta experiência na área de recrutamento e seleção e reforça que, quando algumas empresas têm consciência, durante o processo seletivo, que um profissional desempenha outras atividades extracurriculares, isso pode não ser visto com bons olhos, podendo até prejudicar na escolha desse determinado candidato.
“A grande maioria dos empresários e empresas veem de forma negativa um profissional que desempenha multicarreira. É importante que o profissional deixe evidente que já realiza as atividades variadas há algum tempo e que isso não interfere no seu rendimento”, ressalta.
Mas além de falar é preciso provar, não é verdade? Por isso, procure sempre realizar suas demandas com responsabilidade, fazer as entregas nos prazos corretos ou até mesmo antes, para mostrar que, no período em que você está naquele local ou prestando serviços para aquela empresa, está sendo totalmente dedicado e focado.
Honestidade
Seja honesto consigo mesmo. Não adianta querer abraçar o mundo se você não está dando conta do serviço. Isso afetará diretamente na sua imagem diante do mercado e poderá lhe causar um prejuízo muito maior. Preze pela excelência no que você desempenha, faça o básico bem feito, no mínimo.
Quando o seu trabalho é realizado corretamente, automaticamente isso irá reverberar e você ganhará credibilidade. Não haverá mais necessidade de provar que você tem capacidade, bastará apenas manter e evoluir a qualidade das suas entregas.
Empreendedorismo
A multicarreira anda de mãos dadas com oempreendedorismo. É preciso inovar e criar a sua marca, pois independente dos serviços prestados, será o seu nome que será lembrado.
Todos temos diversos dons, para empreender é preciso ter uma boa base de conhecimento na área desejada, realizar um bom plano de carreira e colocar em prática aquilo que você gosta de fazer.
Estude, se aprofunde, se especialize nas áreas que você gosta e obtenha domínio do que você irá realizar. Afinal, trabalhar com o que se gosta, pode melhorar potencialmente o seu rendimento e as suas chances de ter sucesso no seu empreendimento.