Marcelo Henrique, CEO da Brandsense, e Giuseppe Lira, Diretor da Modernista Digital, compartilham dicas de como criar narrativas envolventes
O Natal invade o coração e a casa da maioria dos brasileiros. O Brasil é o país da América Latina que mais buscou por árvores de Natal no Google, sendo o 13º do mundo. Isso revela o engajamento do brasileiro para a data. Com o consumo não é diferente, com o desejo na palma da mão, as marcas “lutam” para conseguir um espaço na lista de presentes dos brasileiros.
Marcelo Henrique, CEO da Brandsense e Coordenador da Amo Vacinas, e Giuseppe Lira, Diretor da Modernista Digital, compartilham dicas de como criar narrativas envolventes no período natalino. Giuseppe destaca a inspiração em grandes propagandas, assinadas pelo saudoso Washington Olivetto.
“Em tempos de inteligência artificial e automação, fazer um resgate do rico acervo da propaganda brasileira pode trazer insights preciosos. Washington Olivetto, um dos meus heróis no universo da propaganda, sempre destacou a importância de criar peças que transcendessem o comercial e entrassem para a cultura”, destaca Giuseppe Lira, Diretor da Modernista Digital.
Nesse mesmo sentido, Marcelo Henrique aponta que aprofundar-se na missão e valores da marca podem resgatar inspirações e narrativas envolventes para o público cativo daquele produto. O publicitário ainda destaca o uso do marketing sensorial e a dedicação em criar experiências memoráveis.
“Para resgatar o caráter especial e emocional dessa data, é fundamental realizar um recall que conecte os valores, missão e essência da empresa/marca com o espírito natalino. Podemos explorar elementos de nostalgia e a sensação mágica do Natal, reforçando a ideia de celebração junto aos entes queridos. Esse trabalho pode ser executado por meio de storytelling autêntico e do uso de marketing sensorial, criando experiências memoráveis e verdadeiramente impactantes”, comenta o CEO da Brandsense, Marcelo Henrique.
Como o equilíbrio é o segredo para tudo, nas campanhas de Natal não é diferente. Segundo Giuseppe, é preciso equilibrar três fatores: segmentação precisa, mensagens impactantes e criatividade. Para exemplificar a estratégia, o Diretor da Modernista Digital citou um case:
“Um exemplo que estamos desenvolvendo no momento é para um cliente do setor de construção civil, cujo desafio é atrair o público classe A paulistano para um empreendimento no litoral do Ceará. A estratégia criativa se apoia em dois pilares: identificação com a vida agitada de São Paulo e a inspiração de um estilo de vida mais leve e conectado à natureza. Uma das peças convida o público a dedicar “10 segundos para relaxar”. Utilizamos imagens que contrastam o ritmo frenético da capital com o farfalhar das folhas de coqueiros, o som do mar e a visão de um kitesurf no horizonte. O objetivo é transformar a peça em um pequeno exercício de mindfulness, estimulando a reflexão sobre sucesso e liberdade, especialmente em uma época do ano onde muitas pessoas estão reavaliando suas prioridades para o novo ano”, explica.
Por fim, Marcelo Henrique compartilhou duas dicas de como gerar uma jornada emocional e com experiências para o consumidor:
Campanhas de branding
“Aproveitar o simbolismo do Natal para fortalecer o vínculo com o público. Criar um vídeo publicitário com uma narrativa emocional e replicá-lo em mídias tradicionais e digitais, como Instagram e TikTok, adaptando o conteúdo para cada plataforma”.
Experiência omnichannel
“No online, utilizar ferramentas de CRM e automação de marketing para enviar mensagens personalizadas e atenciosas. No offline, usar a tradicional mala direta para enviar mimos ou presentes que criem uma conexão emocional com os clientes. Outra ideia é montar ativações presenciais, como um espaço ‘instagramável’ com um mural de gratidão na unidade física, incentivando os clientes a deixar mensagens”.