Após 10 anos, a profissional retorna à casa onde já havia iniciado um trabalho muito importante desenvolvendo o marketing e comunicação corporativa da empresa
Natasha Paiva se apaixonou pelo marketing há 12 anos. Desde então, trabalhou na área em empresas do varejo farmacêutico, moda e na indústria automotiva. Paralelamente, também oferece consultoria de marketing para profissionais liberais que querem estar presentes no ambiente online.
“Essas experiências me permitem ter uma visão holística do marketing. O digital já foi uma das minhas principais áreas de atuação, a partir do momento em que implantei e estruturei esse setor nas Farmácias Pague Menos. Também foi lá que me envolvi e senti afinidade com comunicação corporativa, escrevendo a comunicação interna da empresa”, relata.
Organização é um dos pontos fortes da profissional, ela conta que, talvez por isso, a parte do planejamento sempre foi uma das suas preferidas. A habilidade foi aperfeiçoada com uma graduação em Design de Moda e a experiência de desenvolvimento de produtos na Couro e Cia.
“Na Durametal tive a oportunidade de entender o ponto de vista do marketing industrial e entender a ligação com o público B2B. Tudo isso culminou no meu estágio atual, exercendo os princípios do gerenciamento de projetos dentro do setor de marketing”, revela.
Confira mais detalhes da trajetória profissional e traços da vida pessoal de Natasha Paiva em entrevista exclusiva para o Nosso Meio.
NM: Como surgiu a oportunidade da transição de carreira e o retorno à casa após 10 anos?
Natasha Paiva: A oportunidade surgiu no Linkedin (risos). Vi a divulgação da vaga, combinou com o meu novo momento e decidi aplicar… no fim deu tudo certo e retornei para a empresa.
NM: como você avalia as mudanças no mercado de comunicação e marketing
corporativo nos últimos 10 anos?
Natasha Paiva: O digital e as redes sociais mudaram o mercado de comunicação como um todo. Quando sai da Pague Menos, há 10 anos, ainda conseguíamos comunicar de forma orgânica e hoje isso é quase impossível. Fora que os projetos cresceram tanto que hoje temos a necessidade de ter uma coordenação exclusiva para isso dentro do marketing, coisa que também não existia no passado. Eu acho que isso é tudo muito positivo, valorizando cada vez mais a nossa área.
NM: Como está sendo retornar ao setor corporativo fármaco neste período de
expectativas de uma retomada econômica pós-pandêmica?
Natasha Paiva: Desafiador. O mundo mudou nesses últimos dois anos de pandemia e ainda vivemos rodeados por incertezas. Atualmente temos que pensar para um mesmo projeto em várias situações, mais do que nunca precisamos ter um plano A, B e às vezes até o C.
NM: O que você traz de aprendizado com sua experiência profissional anterior?
Natasha Paiva: Um olhar analítico para índices de mercado. Meu último gestor, Rommel Saraiva, era muito ligado nesses dados e com ele eu aprendi como a definição de alguns índices e o acompanhamento deles são fundamentais para o nosso posicionamento estratégico de marketing.
NM: Como você avalia o constante processo de aprendizado de um profissional?
Natasha Paiva: Eu considero que seja uma coisa boa, esse constante aprendizado é o que nos move e nos mantém criativos.
NM: Você está realizando algum curso, especialização ou pretende?
Natasha Paiva: Estou me preparando para tirar minha primeira certificação do PMI (Project Management Institute) e em breve pretendo iniciar o mestrado em Project Management.
NM: Como você se vê pessoal e profissionalmente nos próximos anos?
Natasha Paiva: Espero estar feliz (risos). Se não estiver, nada faz sentido, não é mesmo? Espero que meu filho esteja igualmente feliz e saudável. Profissionalmente espero estruturar um PMO eficiente dentro do marketing da Pague Menos e que ele ajude na realização de projetos incríveis.
NM: Qual aprendizado de vida você pratica no seu dia a dia?
Natasha Paiva: Feito é melhor que perfeito. Às vezes a gente fica tentando ser ótimo, quando o suficientemente bom já é algo extraordinário. Não estou falando aqui sobre entregar um trabalho de qualquer jeito, mas diariamente tento me policiar para não me prender em pequenos detalhes que não impactem muito valor na hora da entrega final.
NM: Qual a sua referência profissional?
Natasha Paiva: Ah, minha lista de referências é longa, (risos), pois cada colega de trabalho me ensina algo.
NM: Como você avalia o mercado de trabalho atualmente?
Natasha Paiva: Considero que o mercado está super movimentado. Com o fim da 3ª onda de covid-19 se aproximando, vejo a força de algumas empresas para construir times de comunicação mais robustos e irem com tudo para essa nova retomada da economia.
NM: Quais dicas você dá para quem está insatisfeito com a profissão ou fora do mercado?
Natasha Paiva: Nessas ocasiões é muito importante o autoconhecimento, entender o porquê da sua insatisfação e trabalhar em cima disso para resolver. O poder está sempre em nossas mãos. Faça a sua parte e confie que o resto virá. Para quem está fora do mercado, a minha dica é ficar atento às novas oportunidades que surgiram na pandemia. Com o home office “legalizado”, se é que posso falar assim, muitas profissões online ganharam força. Fique de olho nisso, se profissionalize e tente!
NM: Quais seriam suas outras opções de profissão?
Natasha Paiva: Meu coração sempre teve uma queda pelo Design de Moda, tanto que fiz a graduação e exerci a carreira por alguns anos. Acho que minha outra opção seria algo nessa área de desenvolvimento de produtos.