Economia

Natura vende The Body Shop para Aurelius Investment por US$ 254 milhões

Por Redação

14/11/2023 15h32

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A Natura &Co anunciou nesta terça-feira (14) acordo vinculante para vender a rede de lojas de cosméticos, The Body Shop

A empresa brasileira de cosméticos, Natura &Co, anunciou nesta terça-feira (14), que assinou um acordo vinculativo para vender sua subsidiária The Body Shop ao investidor privado Aurelius Group em um negócio avaliado em 207 milhões de libras (254,32 milhões de dólares).

A transação deverá ser concluída até 31 de dezembro e está sujeita às aprovações regulatórias. A companhia brasileira concordou em vender a rede de cosméticos por cerca de R$ 1,2 bilhão, um quinto do valor que pagou há seis anos quando a empresa foi comprada.

A venda da rede de cosméticos The Body Shop é parte da estratégia da Natura de otimizar suas operações e simplificar sua estrutura corporativa. A Natura &Co destaca que este passo é crucial para concentrar esforços nas suas prioridades estratégicas, especialmente na integração da Natura e Avon na América Latina, no modelo de venda direta e na otimização da presença internacional da Avon.

“Outro passo importante no novo ciclo de desenvolvimento da Natura &Co para desbloquear valor significativo”, disse o CEO da Natura, Fabio Barbosa, em comunicado. “Reorientada, desalavancada e mais ágil, a Natura &Co poderá agora concentrar-se totalmente em sua principal experiência de venda relacional na América Latina, ao mesmo tempo em que continua a otimizar a presença da Avon International”, comentou Barbosa.

Transições da Natura

A movimentação representa a segunda grande venda do grupo neste ano, seguida pela negociação da marca de luxo Aesop com a L’Oreal, em abril deste ano, pelo valor de US$ 2,53 bilhões.

“A transação de venda apoiará os esforços da Natura & Co para otimizar suas operações e simplificar seus negócios, além de posicioná-la para focar em prioridades estratégicas”, disse a Natura em comunicado.

A Natura cresceu rapidamente através de aquisições de alto perfil, incluindo a de The Body Shop, Aesop e Avon International, mas acabou tendo problemas de rentabilidade, o que a levou a iniciar, no ano passado, uma busca por “disciplina” para voltar a obter lucros.