15ª edição

Negócios | Andréia Fukuda da J.Macêdo

Por Redação

09/03/2025 11h46

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No competitivo setor de alimentos, a inovação e a adaptação às novas demandas do consumidor são fundamentais para o sucesso das marcas. Com uma trajetória de 20 anos na área de marketing, Andréia Fukuda, gerente-executiva de Marketing da J.Macêdo, acompanha de perto essas transformações e lidera estratégias que fortalecem a presença da empresa no mercado. Em um momento de modernização e expansão, com a construção de novos complexos industriais no Ceará e no Paraná, a J.Macêdo aposta na inovação, na segmentação de mercado e na construção de uma reputação sólida para manter sua relevância e competitividade.

Nesta entrevista, Andréia compartilha os desafios e oportunidades de liderar a estratégia de marketing em uma grande indústria de origem familiar, abordando o impacto da concorrência, os diferenciais que tornam a J.Macêdo única e os próximos passos da empresa para se destacar no setor.

NOSSO MEIO | Com uma trajetória de 20 anos na área de Marketing, especialmente na indústria de alimentos, quais foram os principais desafios e aprendizados que a conduziram até a posição de Head de Marketing na J.Macêdo? 

Acredito que o maior desafio foi acompanhar as tendências de mercado e as demandas dos consumidores. Quando comecei, houve uma ampliação no acesso à Internet. Aprendemos a desenvolver sites e blogs, com receitas sendo disponíveis também em formato on-line. Acompanhei, também, a mudança nos consumidores, que passaram a ter uma preocupação diferenciada com a alimentação. As pessoas estão cada vez mais atentas ao que consomem, analisam os rótulos dos produtos, se preocupam com a procedência dos ingredientes e querem conhecer as empresas fabricantes. Com os multicanais e esse novo perfil de cliente, o nosso trabalho é mais desafiador. Para acompanhar, acredito na evolução constante. Hoje, por exemplo, estou me aprofundando em Inteligência Artificial e ESG.  

NOSSO MEIO | Em um setor altamente competitivo, como o de alimentos, quais iniciativas inovadoras a J.Macêdo está desenvolvendo para se destacar e atender às novas demandas dos consumidores? 

Nos últimos anos, a J.Macêdo vem desenvolvendo projetos visando o crescimento, inovação e modernização do parque industrial, mirando o futuro. Essas iniciativas garantem o atendimento das atuais e futuras demandas dos consumidores. Teremos, por exemplo, dois novos Complexos Industriais, em Horizonte (CE) e Londrina (PR). O complexo de Horizonte abrigará a mais moderna indústria de massas alimentícias das Américas. 

NOSSO MEIO | Considerando o tema “Reputação”, como a J.Macêdo trabalha para construir e manter uma imagem positiva perante o público, especialmente em tempos de crescente conscientização sobre práticas sustentáveis e responsabilidade social? 

A J.Macêdo é uma empresa de 85 anos. Sabemos da nossa responsabilidade e da confiança que os consumidores depositam em nós. Todas as nossas ações são pautadas para competir e crescer de forma contínua e sustentável: economicamente viável, social e ambientalmente responsável. 

NOSSO MEIO | Quais são os projetos futuros que você e sua equipe estão planejando para fortalecer a presença da J.Macêdo no mercado e expandir o alcance das marcas que compõem o portfólio da empresa? 

Algumas ações futuras não podem ser divulgadas antes de serem publicadas na CVM, porém, posso adiantar que teremos diversas frentes de inovação com a construção dos novos complexos industriais. Em breve, apresentaremos para o mercado novidades nas categorias em que atuamos. 

NOSSO MEIO | O setor de alimentos é repleto de marcas fortes e consolidadas. Na sua visão, quais ações do marketing da J.Macêdo têm sido decisivas para que a empresa conquiste espaço e se diferencie da concorrência? Há algum case recente que exemplifique essa estratégia? 

A J.Macêdo possui uma área voltada especialmente para propor soluções e fornecer informações sobre o mercado e as demandas dos consumidores. A partir disso, desenhamos estratégias regionais segmentadas para diversos canais, para alcançar diferentes perfis. Assim, nos aproximamos cada vez mais dos consumidores e adotamos um conjunto de medidas para fortalecer as nossas marcas e linhas de produtos. Como exemplo, posso citar a marca Brandini. Analisamos a marca profundamente, desenhamos os seus pilares e focamos nossos esforços (comunicação, lançamentos de produtos e desenvolvimento de clientes/canais) no Norte e Nordeste do País. Atualmente, Brandini é a segunda marca mais importante para a J.Macêdo e uma das principais responsáveis pela construção do Complexo Industrial em Horizonte.  

NOSSO MEIO | A J.Macêdo concorre diretamente com grandes players locais e nacionais, que possuem linhas de produtos muito similares. Na sua visão, essa concorrência mais acirrada representa um fator que estimula melhorias constantes ou impõe desafios maiores para manter a competitividade? Como a empresa se posiciona nesse cenário? 

O setor de alimentos é muito peculiar, por isso, sempre buscamos desenvolver estratégias que antecipem as demandas do mercado. A concorrência é natural e nos impulsiona para estar sempre à frente no atendimento às particularidades dos consumidores.  

NOSSO MEIO | Liderar a área de marketing em uma grande indústria nordestina de origem familiar exige uma visão ampla sobre o mercado e a cultura empresarial. Na sua experiência, quais são os principais desafios e vantagens desse contexto, e como isso influencia a tomada de decisões estratégicas? 

Posso dizer que é uma experiência maravilhosa trabalhar em uma empresa 100% brasileira. Este contexto traz inúmeras vantagens, como uma visão mais holística da companhia, proximidade na tomada de decisões estratégicas e um ambiente mais acolhedor. Sobre os desafios, posso mencionar o alinhamento das expectativas, considerando tanto os aspectos financeiros e de mercado quanto a história e o legado familiar. 

Sobre:

Andréia Fukuda, gerente-executiva de Marketing da J.Macêdo 

Graduada em Administração de Empresas pela PUC e pós-graduada em Ciências do Consumo pela ESPM, possui 20 anos de experiência na indústria de alimentos atuando em empresas de diversos portes. Atualmente, é gerente executiva de Marketing, Trade e Pesquisa & Desenvolvimento da J.Macêdo. Conectada com esportes e atividade física, Andréia se dedicou por anos ao desenvolvimento voluntário do ultimate frisbee pelo Brasil. É apaixonada por yoga e meditação.