2ª Edição-Brasília

Negócios | Eficiência com excelência: os bastidores da gestão da Calia sob a liderança de Gustavo Mouco

Por Redação

02/06/2025 13h30

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

Com mais de 25 anos de trajetória na comunicação, Gustavo Mouco é vice-presidente de Operações e Finanças da Calia, uma das maiores agências do país. Paulista de São José do Rio Preto, especializado em Inteligência Emocional, está desde 2007 na sociedade da Calia e lidera a integração entre as áreas operacionais e financeiras com foco em eficiência, excelência e resultados.

Ao Nosso Meio, Gustavo revela os bastidores da gestão que mantém a agência competitiva em um mercado em constante transformação. Para ele, mais difícil que conquistar uma conta é mantê-la — o que exige processos claros, equipe qualificada e entregas consistentes.

NOSSO MEIO | Você lidera duas frentes essenciais dentro da Calia – operações e finanças. Como essa estrutura contribui para a eficiência dos processos internos e para a entrega de valor ao cliente?

Gustavo Mouco: Os valores da Calia são levados a sério: Respeito, Equipe, Comprometimento, Proatividade, Criatividade, Eficiência, Lucratividade, Resiliência e Excelência. É dessa forma que nosso time de profissionais trabalha, em equipe, com muito comprometimento, eficiência e principalmente excelência nas entregas.

NOSSO MEIO | A Calia é uma das maiores e mais relevantes agências do país. Como tem sido o desafio de manter a saúde financeira e operacional em um mercado tão competitivo e em constante transformação?

Gustavo Mouco: Na Calia, realizamos um acompanhamento contínuo e aprimoramento dos processos de produção, mídia, conformidade (checking) e faturamento. Nosso objetivo é alinhar agilidade com assertividade, o que resulta em maior eficiência e redução do tempo de recebimento.

Na parte operacional, investimos significativamente na qualificação e formação de nossos colaboradores e lideranças. Essas lideranças compartilham a responsabilidade de gestão de cada área, mantendo quase zero de turnover. Esse comprometimento não apenas assegura a eficiência dos processos, mas garante a retenção de talentos e a continuidade da qualidade nos serviços prestados, resultando em saúde financeira.

NOSSO MEIO | Quais práticas você considera fundamentais para manter a sustentabilidade financeira de uma agência de comunicação nos dias de hoje?

Gustavo Mouco: Mais difícil que ganhar uma conta é mantê-la, e para isso investimos muito para o atendimento ideal de nossos clientes. Somos reconhecidos como uma agência que “entrega” muito. Também estamos atentos à viabilidade financeira dos contratos, defendendo sempre valores justos de remuneração junto aos nossos clientes.

NOSSO MEIO | Como a integração entre áreas criativas, estratégicas e operacionais acontece dentro da Calia, e qual o papel da liderança nesse processo?

Gustavo Mouco: A liderança está constantemente envolvida no monitoramento das demandas de todas as áreas, assegurando que os objetivos estejam alinhados e sendo cumpridos. São realizadas reuniões regulares com a equipe de liderança para revisar o progresso, identificar desafios e ajustar estratégias, conforme necessário. Com essa abordagem, a liderança facilita a colaboração e a comunicação entre as diversas áreas, promovendo um ambiente integrado e focado em resultados.

NOSSO MEIO | Em um cenário onde os clientes buscam cada vez mais resultados mensuráveis, como a agência tem adaptado suas entregas para garantir performance com criatividade?

Gustavo Mouco:  A mensuração de resultados em comunicação nem sempre é uma tarefa fácil, porém com auxílio das mais modernas ferramentas de informações de mercado, como controles de mídia on e off, além de pesquisas qualitativas e quantitativas aliadas ao trabalho de B.I. na mensuração e interpretação de dados, conseguimos informações confiáveis de forma não só a analisar campanhas após o seu término, como também monitorar ações de comunicação para correções de rota durante a campanha.

NOSSO MEIO | Quais são, na sua visão, as principais oportunidades de crescimento para o mercado publicitário em Brasília e no Brasil nos próximos anos?

Gustavo Mouco: Com relação a Brasília, temos um mercado predominantemente de clientes públicos, onde a movimentação de contas ocorre por meio de processo de licitações. Neste caso, é importante estar atento à abertura de novos processos, com um time forte e treinado para participação nessas concorrências. Já para o mercado nacional, onde podemos trabalhar tanto com contas públicas como privadas, também é importante o acompanhamento de movimentações dos clientes, além de um time voltado para busca de novos negócios, em uma prospecção constante das oportunidades de apresentar o trabalho da agência.