Paulo Henrique Nobre e Milena Nobre , sócios-fundadores da Vonixx, falam sobre o sucesso da empresa que é referência no segmento de estética automotiva
Nosso Meio: A Vonixx é referência mundial de produtos para estética automotiva, considerada a líder em cuidados estéticos automotivos na América Latina. Quais os diferenciais competitivos que fizeram a marca chegar a este marco e quais os planos para manter esta vantagem no futuro?
Vonixx: Primeiro, a busca incansável por inovação, sempre se mantendo atualizada e a frente competitivamente no mercado. Em segundo lugar, o reconhecimento no mercado: a Vonixx conquistou reconhecimento e confiança no mercado automotivo, tornando-se uma das marcas preferidas por aqueles que têm prazer em cuidar do carro. E por último, o compromisso com o cliente: a empresa valoriza o relacionamento com seus clientes, buscando sempre atender às suas necessidades.
NM: Como a Vonixx está se adaptando às mudanças nas preferências e necessidades dos consumidores, especialmente em um contexto de avanços tecnológicos e preocupações ambientais crescentes?
V: Sempre estando atualizada, ouvindo clientes em nossos canais de comunicação, pesquisando tendências, sendo incansável e eternamente inconformada em todos os contextos. Nossos produtos, ainda aqueles que já estão em posição consolidada no mercado, passam por constantes atualizações.
NM: Considerando a importância da inovação para o sucesso a longo prazo de uma empresa, quais são os investimentos e projetos de pesquisa e desenvolvimento em andamento na Vonixx para continuar oferecendo produtos de alta qualidade e atender às demandas do mercado?
V: Hoje estamos em expansão de nosso parque fabril, trazendo as mais modernas tecnologias. Temos setores de pesquisa e desenvolvimento e de inteligência de mercado, que trazem inovação não só em produtos, mas também em processos.
NM: No livro “A Fórmula do Empreendedorismo”, vocês destacam a importância da persistência, da inovação e da colaboração em equipe no caminho do empreendedorismo. Como vocês aplicam, na prática, esses três fatores ao dia a dia da Vonixx?
V: Todos os setores da empresa possuem fácil e clara comunicação, temos reuniões semanais, constantes treinamentos com a equipe, isso cria engajamento em torno do principal objetivo.
NM: Para empreender com sucesso, há um forte incentivo para que os líderes e times pensem “fora da caixa”. Em que momentos cruciais da história da Vonixx foi necessário sair do convencional e agir diferente?
V: Tivemos alguns desses momentos de virada. Para citar dois grandes marcos podemos falar da mudança da marca, onde pegamos uma marca que já era líder regionalmente, e foi inteiramente mudada para ser conhecida mundialmente, pois, reconhecemos que a mesma não teria penetração, e então mudamos o nome, fardas, grafia, embalagens, enfim.
Outro ponto a ser citado foi a pandemia, onde o mundo praticamente parou. Nos perguntamos um sonoro “e agora?”. Mas, utilizando da inquietude de sempre, pensamos em uma maneira de levar conhecimento para os nossos clientes e então começamos a dar cursos online em formato de live. Várias vidas foram transformadas nesse meio tempo, pessoas passaram a ter uma nova profissão, pois muitas delas haviam perdido o seu trabalho com a parada do mercado em geral.
NM: Quem são Paulo e Milena no dia a dia? Quais as principais atividades de um dia normal de vocês e quanto é dedicado, de tempo e esforço, para cada uma dessas atividades?
V: Hoje temos a vida bem dividida. Temos a nossa jornada na empresa, profissional, temos o lado de cuidar da saúde, onde são praticadas atividades físicas, hábito esse que vem sendo cultivado há anos e o lado família também, esses são nossos valores.
NM: Das metas para a vida e para a empresa (que podem ser compartilhadas), quais são as principais?
V: Desbravar o mundo.