Foto: Rafa Eleutério
No Ceará, a jornalista Gabriela Dourado embarcou na produção de conteúdo independente por meio do envio de e-mails
As constantes transformações no mundo da informação trouxeram lugar de protagonismo de volta às newsletters. A ferramenta possibilita aos jornalistas e escritores a distribuição de textos mais personalizados e boletins informativos via e-mail, atraindo consumidores de notícia cansados de receber um turbilhão de conteúdos diariamente. A nova tendência agrada aos leitores que preferem uma curadoria ainda mais seletiva do que devemos consumir.
Os jornalistas enxergaram a potencialidade da nova tendência e se jogaram nesse mercado que recebeu um boom após a criação da startup norte- americana, Substack. Criada desde 2017, a plataforma permite o profissional cadastrar a distribuição de newsletters pagas ou gratuitas para os seus assinantes.
No Ceará, a jornalista Gabriela Dourado viu na newsletter a possibilidade de experimentar seu lado literário para ampliar a conexão com seu público. Especialista em Comunicação e Moda, Gabriela foi editora e repórter do Sistema Verdes Mares por quase 6 anos. Após esse período, a jornalista sentiu a necessidade de investir em uma produção de conteúdo mais personalizada e independente. Ao depositar mais de si em seus textos, a escritora produz crônicas, links e dicas no geral.
Na medida em que cria um canal mais pessoal de comunicação com o público, a recíproca se torna verdadeira. Os leitores sentem a liberdade de responder aos e-mails, criando assim um vínculo interessante e verdadeiro com a jornalista. Por ser uma produção própria, a escritora revela que “o desafio está em manter a
frequência de publicações, estabelecer uma rotina de produção e tentar não furar aquele compromisso firmado com o leitor”.
Competindo com outros meios de comunicação, as newsletters carregam em si mais sincronia com o modo de leitura do usuário, sendo como “abrir o jornal pela manhã na hora do café e ir passeando pelas informações”, declara Gabriela. Tornando-se um destaque dentre os outros canais de comunicação, por meio das newsletters é possível consumir um new de notícias e navegar em “uma leitura mais fluida e sem excessos”, completa a jornalista.
Ligada às mudanças no mundo da comunicação, a ascensão das newsletters trouxe à tona a necessidade do leitor de priorizar um consumo de informações mais seletivo e pessoal. Também sendo uma forma de “apoiar o jornalismo independente, com criação de conteúdo com menos amarras e sem precisar ficar preso às grandes empresas de mídia. São muitos talentos, projetos e jornalistas que podem conquistar um espaço a partir de um bom trabalho”, finaliza a jornalista.
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O Nosso Meio aderiu a esse movimento e lançou no início de 2022 sua própria newsletters coberta de notícias sobre o mundo do marketing, da comunicação e dos negócios no Nordeste, sem esquecer das novidades no cenário nacional e global.
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