Com sua vida dedicada ao empreendedorismo, Antônio José Mello, Fundador do Grupo Normatel, trouxe a sua trajetória e a de sua empresa para o palco do NM2B Especial Fundadores. A frente de um dos maiores grupos de engenharia e comércio de construção, o empresário pontua quais os maiores desafios e obstáculos para edificar a marca e ainda perpetuar a gerência da empresa para sua família. O papo foi mediado por Helaine Oliveira, jornalista do Grupo Otimista.
O fundador inicia a conversa narrando sua infância dentro do Colégio Militar e a sua ida aos Estados Unidos, quando pode ter outra perspectiva de mundo. Ao retornar de sua viagem e ingressar na faculdade de Engenharia Civil, começou a trabalhar com o seu pai e dar os seus primeiros passos no mundo dos negócios.
“Eu sempre gostei de pessoas. Enquanto eu for vivo, eu vou tratar as pessoas bem, meus representantes e minhas pessoas, até hoje eu sigo isso”, afirma o fundador ao contar sobre os seus primeiros contatos com os seus clientes.
Ele conta que o nascimento da Normatel veio de uma ideia do seu pai, ao trazer diversos produtos de construção para pronta entrega em Fortaleza. Ao se unir com o seu atual sócio Cláudio Brasil, em 1978, os negócios alavancaram. Na divisão das responsabilidades administrativas, os filhos dos sócios estão à frente das diretorias da empresa, mas em uma administração geral, Antônio prioriza a parte do Comércio e Cláudio a Engenharia.
“Uma das coisas que eu guardo de mais importe é a minha sociedade com o Cláudio”, afirma
O Grupo Normatel ganhou respeito, solidez e a confiança do mercado e dos clientes ao passar dos anos. Hoje, são três empresas: Normatel Comércio, com aproximadamente 600 funcionários; Normatel Incorporações, que possui por volta de 768 colaboradores e executa atividades com vendas de empreendimentos imobiliários de elevado padrão de qualidade, tendo enorme destaque pelas criativas soluções de gestão, forma e função nos projetos, que proporcionam uma experiência de bem-estar desde a aquisição ao uso do imóveis, e Normatel Engenharia, com 2.278 funcionários, que trabalha na prestação de serviços de implantação e manutenção de instalações prediais em geral, em plantas residenciais, comerciais e industriais. As duas primeiras atuam somente no Ceará. Já a Normatel Engenharia está presente em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Alagoas, Maranhão e Ceará.
“Sempre eu adorei a modernidade. A Normatel foi a primeira loja de material de Home Center a ter todos os produtos registrados com código de barras”, conta.
Sinônimo de tecnologia de ponta, somente no último ano, o investimento entre comércio e engenharia foi algo em torno de R$ 38 milhões. Nessa jornarda, o Grupo garantiu um crescimento de 16%.
O fundador conta a importância que sua rede colaborativa, e lamenta pela perda de mais de cem funcionários da empresa durante a pandemia, e ressalta a alegria de trazer essas pessoas de volta a empresa após o reerguimento da marca.
“A coisa mais importante que a gente tem dentro da empresa é o funcionário”, destaca
Para os empreendedores que estão assistindo sua palestra, o fundador destaca uma palavra como dica para eles: credibilidade.
“Eu sempre faço uma coisa como se fosse a última coisa que eu fosse fazer na minha vida. Faça bem feito, o preço é o mesmo”, conclui.