Especial Fundadores

NM2Business Especial Fundadores recebe painel exclusivo sobre sucessão e futuros desafios na gestão

Por Redação

25/04/2023 16h59

Compartilhe
  • Whatsapp
  • Facebook
  • Linkedin

A programação do NM2B Especial Fundadores expandiu a discussão sobre empreendedorismo e explorou um tema pertinente dentro do mercado, o processo de sucessão das empresas. O painel recebeu uma conversa entre Ivan Bezerra, Diretor Executivo da  TBM Têxtil Bezerra de Menezes e Filati Malhas, e Carolina Bichucher, segunda geração da franquia do McDonald ‘s no Ceará e Gerente de Marketing e Delivery dos restaurantes. O papo foi mediado pelo sócio da Gomes de Matos e especialista em estratégia e governança, Guilherme Pequeno. 

 

Quem iniciou a discussão foi Carol, que contou os principais desafios de estar nesse universo, inclusive, chegou a duvidar da sua capacidade de ingressar no meio.

 

“Eu entrei pensando que ia conhecer o negócio da família e acabei pegando o gosto”, diz.

 

“Como a gente costuma brincar, é ketchup na veia”, complementa

 

Ivan também fala sobre os obstáculos que vivenciou nessa jornada e pontua que conquistar o respeito da equipe foi um dos principais na sua carreira.

 

“A partir do momento que eu comecei a ganhar essa confiança em mim, eu gerei essa segurança nas pessoas pra que elas também confiassem em mim”, conta.

 

Sobre o processo de sucessão, Carolina ressalta que diferentemente de outras empresas familiares, o processo de sucessão não foi uma problemática na sua família, que passou por uma consultoria com os seus dois irmãos para o melhor direcionamento dessa questão.  Para Ivan, a transparência, confiança e parceria são pilares indispensáveis para essa discussão entre a família e os seus irmãos. 

 

“Eles também tem que ter a certeza que você tá ali porque é competente, porque poderia ser um executivo”, afirma o sucessor.

 

Entre as perspectivas para sua sucessão, Carol destaca que comunicação, inovação e presença no ambiente digital são critérios indispensáveis para uma boa administração, além de carregar os valores que estão na raiz da marca.

 

“Somos do bem e olhamos para o futuro”, fala Ivan ao citar os pilares que guiam as suas metas para sua sucessão. O empresário destaca que a inovação também é um diferencial que busca aplicar em sua gestão.

 

“A inovação, não só de produto mas na relação com o cliente”, destaca Ivan.

 

Como dica para os empreendedores, a sucessora fala sobre a importância de estar sempre atualizado, consumindo conteúdos, seja por meio de livros, podcasts ou palestras. 

 

“Pras mulheres, é muito importante ter contato com outras mulheres para fortalecer o networking”, destaca Carol ao falar sobre sua parceria com um grupo de discussão feminino.

 

Ressaltando a fala da companheira de palco, Ivan destaca a importância do networking para se fortalecer dentro do mercado de trabalho, além de consumir conteúdos do meio e absorver aquilo que está sendo discutido no meio. 

 

Sobre a profissionalização das empresas familiares, Carol fala sobre a separação entre ambientes pessoal e corporativo, para o melhor aproveitamento do trabalho. A sucessora lista dicas para quem está vivenciando esse processo. 

 

“O sucessor tem que ser uma soma dentro da empresa, não apenas um funcionário. Eu tenho que provar pra companhia que eu sou capaz, não só pro meu pai. Pra eu chegar na companhia, eu tive que passar dez meses na cozinha”, conta.

 

Sobre o modelo de gestão que planeja administrar, Ivan, fala sobre o desejo e a importância  de ter um time empenhado no que faz. 

 

“Pessoas engajadas fazem coisas extraordinárias, enquanto eu tiver meu time engajado com as coisas da empresa, sei que eles vão dar a última gota para fazer as coisas acontecerem”, destaca

 

Finalizando a palestra, o sucessor fala sobre os desafios presentes na jornada do sucessor e como sua paixão move a sua profissão.

 

“Por muito tempo meu pai vai ser meu chefe, quanto mais a gente tiver sinergia e conexão, mais os negócios vão ser fortes”, afirma.

 

Aconselhando os palestrantes e o público, o mediador, Guilherme Pequeno, destaca a responsabilidade em progredir o negócio dos pais. 

 

“A sucessão foi feita não para manter, mas para prosperar dentro do mercado”, conclui.

 

Sobre a TBM Têxtil, empresa de sucessão de Ivan Neto:
Fundada há mais de 40 anos, a TBM é hoje uma marca global de atuação no setor têxtil, preparada para concretizar os mais diversificados tipos de negócios nacionais e internacionais, indo além da produção e comercialização de seus próprios produtos. Com inovação e flexibilidade, a empresa dispõe de especialistas e produtos para toda a cadeia têxtil. O moderno maquinário permite o atendimento das demandas de seus clientes com qualidade e rapidez, além de possibilitar o desenvolvimento de soluções exclusivas para cada um deles.

 

Sobre o MCDonald’s, empresa franqueada no Ceará de sucessão de Carolina:

Desde sua fundação, em 2007, a companhia preza por compromissos que norteiam sua operação, como qualidade, transparência e segurança do alimento, geração de empregos formais para jovens, apoio às comunidades onde está presente, cadeia de suprimentos sustentável e impacto ambiental, diversidade e inclusão e experiências inovadoras para toda a família.

Atualmente, a rede conta com mais de 2.200 restaurantes em toda América Latina, entre unidades próprias e subfranqueadas, além de mais de 240 McCafés e cerca de 3.300 desert centers. Para isso, contamos com mais de 100 mil funcionários em toda região. No Brasil, são cerca de 1.020 restaurantes, mais de 75 McCafés e 2.010 desert centers, empregando mais de 50 mil pessoas.

Sobre os palestrantes:

 

Ivan Bezerra Menezes

Diretor Executivo da  TBM Têxtil Bezerra de Menezes e Filati Malhas

 

Carolina Bichucher

Segunda geração da franquia do McDonald ‘s no Ceará. Atualmente está em processo de sucessão e atua como Gerente de Marketing e Delivery dos restaurantes.