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NM2Business: líderes do mercado nacional de publicidade debatem sobre o atual cenário do setor

Por Redação

10/08/2022 15h55

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Luiz Lara (Lew’Lara\TBWA), Eduardo Godoy (Vice-presidente Cenp), Daniel Queiroz (presidente (FENAPRO) e Paulo Henrique Donato (Presidente Sinapro-CE) participaram do encontro

Quem desenvolve o mercado e a força de grandes ideias?

A publicidade ética, memorável e criativa. Eis a responsabilidade e peso no mercado. Essas foram algumas reflexões iniciais apresentadas no painel ‘O Cenário da Publicidade Brasileira’, pelo presidente do Fórum da Autorregulação do Mercado Publicitário (Cenp) e chairman da Lew’Lara\TBWA, Luiz Lara.

“Eu acredito muito na indústria de ponta a ponta. A propaganda é a indústria que movimenta outras indústrias. É curioso, do momento que você acorda até voltar para casa você está escolhendo marcas. Você escolhe a marca mais pelos tributos emocionais que racionais, por uma conexão emocional. E quem cria essa conexão emocional é a boa publicidade, sabendo contar histórias. Se qual for a plataforma”, expressa Luiz Lara.

 

 

A publicidade se comporta como indústria de ponta da economia criativa pelo simples fato de permitir à sociedade de se comunicar. As empresas já entenderam a importância de não abrir mão do tom de voz, pois esse é o poder de escolha do cliente.

 

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Luiz Lara também reforça que foi a partir do elo, talento e parceria entre os profissionais da publicidade que o Brasil se tornou o 3º país mais premiado em um dos maiores eventos de criatividade do mundo: o Festival de Cannes.

 

 

Segundo o último relatório Global Ad Spend Forecast, da Dentsu, o investimento publicitário deve avançar 9% no Brasil até o final deste ano; devido ao contexto da inflação em todo o planeta, a tensão geopolítica, das próximas eleições, e a Copa do Mundo.

“Eu acredito muito que teremos um 2º semestre em ascensão, pois eu tenho certeza que nenhuma empresa abrirá mão da comunicação e tom de voz”, reforça Luiz Lara.

 

Dudu Godoy segue o debate trazendo a importância de entender os dados para estabelecer os próximos passos de uma estratégia empresarial, parcerias e construção de um conteúdo mais apto ao seu cliente.

“É uma questão de estabelecer uma gestão de dados para o seu objetivo. Nós entendemos que antes, nós não tínhamos esses dados estabelecidos. É preciso parar de ir no caminho do “acho”. Hoje o maior respaldo de um profissional é ter conhecimento técnico”, fala o presidente do Sinapro-SP e vice-presidente do Cenp, Eduardo Godoy.

 

 

Daniel Queiroz, presidente da Federação Nacional das Agências de Propaganda (FENAPRO), complementa o debate trazendo um dado importante. “É comum acharmos que o digital dominou por completo, mas olhando o Cenp MEIO, vocês vão ver que 45% do bolo de investimento nacional está na destinado a TV”, finaliza.

Outro fato do atual cenário na publicidade são as transformações sociais e midiáticas por meio das opiniões expressadas pelos consumidores. O mercado e as produções de conteúdo estão mudando ao sentir a necessidade e a importância do sucesso do cliente. Existe uma nova cultura de consumo e comportamento do consumidor.

 

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