O último dia do encontro corporativo trouxe transmissão ao vivo com Érica Bamberg e Nelson Gurgel
Já não é mais novidade que garantir a satisfação do consumidor é a principal chave para o sucesso de uma marca. Tendo em vista um mercado competitivo, muitas empresas estão investindo no Customer Centricity – estratégia de planejamento focada no sucesso do cliente e aumento da fidelização.
Essa foi a temática principal da palestra de encerramento do NM2Business (Nosso Meio to Business), apresentada pela Consultora de Estratégia e Planejamento em Marketing e professora da Fundação Dom Cabral (FDC), Érica Bamberg, e pelo Diretor de Marketing Ibyte, Nelson Gurgel. O momento foi proporcionado pela Barros Soluções em Gestão, associado da FDC nos estados do Ceará e do Rio Grande do Norte.
O que a gente precisa repensar na nossa forma de conduzir o nosso negócio? Quais são as fragilidades? Essas foram as provocações iniciais da professora de Estratégia e Marketing da Fundação Dom Cabral. Em resposta, especialista sinalizou que muitas empresas justificam o fracasso pela perda do sonho grande, do medo de errar e inovar, da dificuldade nas tomadas de decisões e falta de escuta do cliente.
“Se o cliente não estiver representado no momento de tomadas de decisões não há acordo”, explica Érica Bamberg.
Alguns passos são fundamentais para entender a forma de impactar os nossos clientes e trazer a cultura do cliente como centro. A Consultora de Estratégia e Planejamento em Marketing cita seis desses:
1. Propósito massivo e transformador (as pessoas não compram o que você faz e sim porque você faz);
2. Sonho grande com novos horizontes de crescimento;
3. Foco e escuta ampla (entenda quais são as dores ainda não resolvidas);
4. Escolhas, a nossa estratégia (entrega de valor e entender a jornada do cliente);
5. Times apaixonados e integrados (envolver o colaborador nos processos da organização);
6. Liderança patrocinadora (papel e responsabilidade das lideranças bem definidas).
“Quando a gente traz a voz do cliente nas reuniões o resultado tem outra organização. Estabelecer novas premissas é fundamental. As decisões precisam considerar o cliente, a sua jornada precisa ser um ritual da empresa e todos que a compõem são responsáveis por ele. Este é o legado que queremos construir”, complementa Érica.
Nelson Gurgel, Diretor de Marketing Lojas Ibyte, finalizou a apresentação frisando sobre a importância dos testes, durante o planejamento estratégico e planos de ações da empresa, além do envolvimento das equipes multidisciplinares.
“É muito importante definir as entregas de curto prazo. As metodologias ágeis ajudam nisso. É aí que você vê as coisas acontecendo. Precisamos dessas entregas curtas para entender e alcançar os resultados de curto prazo, inicialmente. Tudo isso para, no objetivo final, conquistar sorrisos diários”, conclui Nelson Gurgel.
INSCREVA-SE NA NOSSA NEWSLETTER
PATROCÍNIO
Unimed Fortaleza, BSPAR Incorporações, PWC Brasil, Sobral Gráfica e Editora, MOV Comunicação Visual, Grupo Urbmídia, Eletromidia Fortaleza, Aaron Rótulos & Etiquetas, Terravista360, Cajuína São Geraldo, Fortes Tecnologia, Formma Contábil, Amar.elo Saúde Mental, Entravision Cisneros Interactive, Grupo Audens, Odontoart, ACESU, Sankhya, ESPM, OutBox, Ibyte e Sindgrafica.
APOIO INSTITUCIONAL
USP, Fundação Dom Cabral, Barros Soluções em Gestão, FENAPRO, Sinapro-CE, Kantar Ibope Media, IBEF-Ceará, ABRH- Ceará, GAN-SP, ACADi, Gomes de Matos Consultoria, Cerveja Turatti, Wirelink, Capuchino Press, Grupo Três corações, Noélia Doces e Salgados, Pardal Sorvetes e Nossa Fruta.
Confira também:
- NM2BUSINESS: Abertura é marcada por presenças ilustres na palestra de Pedro Lima, CEO do Grupo 3Corações
- CEO do principal player de live commerce do Brasil, Monique Lima, fala sobre novas formas de consumo no NM2Business
- NM2Business: Employer Branding como estratégia de sucesso da TV Globo
- Ex-gerente de produtos da Seara Brasil, Mariângela Gallina, compartilha tendências do consumidor do futuro no NM2Business
- NM2Business: Inovação e novos hábitos de consumo foram tema de painel de líderes do mercado imobiliário cearense
- NM2Business: O poder da gestão estratégica ágil e adaptativa na era digital
- “Café com o RH” é realizado pela Unimed Fortaleza, em parceria com o Nosso Meio
- NM2Business: Pardal, Mallory e Cerbras contemplam o pódio do empreendedorismo feminino
- NM2Business: líderes do mercado nacional de publicidade debatem sobre o atual cenário do setor
- Empresários Flávio Santos e Vinícius Machado debatem sobre o futuro do marketing da influência no NM2Business
- Marketing e gestão de pessoas para fortalecer cultura organizacional é a aposta do modelo de negócio da Solar Coca-Cola