A ação tem como objetivo mobilizar a sociedade em torno da luta contra o aquecimento global
A Rede Ancar tem promovido diversas ações de sustentabilidade com foco na preservação e cuidado com o meio ambiente. Uma delas, acontece no dia 25 de março, a Hora do Planeta, um movimento mundial de conscientização sobre as consequências das mudanças climáticas. Durante 1 hora, a partir das 21h, a fachada principal do North Shopping Jóquei e North Shopping Maracanaú, North Shopping Fortaleza e Via Sul Shopping serão apagadas. Essa iniciativa tem como objetivo reduzir o consumo de energia do empreendimento contribuindo para o movimento a Hora do Planeta.
Além desta, outros projetos voltados para a preservação do meio ambiente vem acontecendo nos shoppings, como a automação da iluminação, sistema de eficiência energética e reaproveitamento da água. Em quase todo o ambiente é utilizado a iluminação de LED que possui maior durabilidade e não contém mercúrio em sua composição. Com a automação das lâmpadas é possível ter um sistema de iluminação mais inteligente programando as luzes conforme o horário de funcionamento do shopping, inclusive a parte operacional do local.
Também ocorre o reaproveitamento do óleo de cozinha para fabricação de sabão, horta orgânica e compostagem. Só no ano de 2022, os shoppings reciclaram 37% do lixo gerado no ano, sendo esse número quase 10 vezes superior à média nacional, que é de 4% de reciclagem do total produzido no país, de acordo com a ABRELPE (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais).
“Para nós da Ancar Ivanhoe, participar do movimento a Hora do Planeta, reflete a nossa preocupação e posicionamento a respeito do tema mudanças climáticas. A operação dos nossos shoppings visa ao menor impacto nas emissões dos gases de efeito estufa (GEE). Cada vez mais estamos em busca de nos aperfeiçoar para engajar todos os nossos stakeholders em soluções de conservação do planeta”, explica Alexandre Sattos, Gerente de ESG da Ancar Ivanhoe.
Outro projeto também desenvolvido pelos shoppings foi a criação do sistema de eficiência energética que engloba o uso inteligente do ar condicionado, considerado um dos maiores consumidores de energia. Temos ao final do projeto uma redução significativa de 20%, em torno de 1.400 watts hora por mês, onde esse número continua decrescendo mensalmente. Na prática, após atingir a temperatura adequada para o ambiente, o equipamento faz o redirecionamento da climatização para o local mais quente, sendo assim um consumo responsável.