A mudança é resultado de um trabalho estratégico conduzido pela agência Cluster Design & Branding
Em preparação para celebrar seus 100 anos em 2026, o Grupo São Luiz apresenta ao mercado sua nova identidade: “São Luiz Supermercado”. O projeto contou com direção criativa de Rodrigo Meireles e Thiago Baldu, sendo elaborado com a participação direta da equipe de marketing interna do São Luiz e nasceu como resultado de 12 meses de pesquisa, envolvendo testes visuais e decisões estratégicas.
“Com todo o crescimento que vivenciamos no último ano e o olhar para os próximos, entendemos que era o momento de renovar nossa marca. Esse projeto nos desafiou a identificar como queremos nos comunicar nos próximos 100 anos, sem perder a força afetiva que construímos desde 1926”, explica Ana Luiza Ramalho, Diretora de Marketing do Grupo São Luiz.
O processo de criação da nova identidade envolveu diversas rotas gráficas até chegar ao design final. O símbolo parte de uma releitura do tradicional trevo e se transforma em quatro corações, cada um traduzindo um pilar essencial da marca, do negócio aos clientes. Essa ressignificação reforça o posicionamento de ser um lugar de encontro, de histórias, gerações e atitudes.
“A mudança de uma marca consolidada é um desafio porque é uma transformação que exige sensibilidade para preservar a história, o valor simbólico e, principalmente, a conexão afetiva construída ao longo dos anos com os nossos clientes, algo que é muito forte quando falamos de Mercadinhos São Luiz porque ele faz parte da vida das famílias cearenses há gerações. Então, durante esse processo de criação, buscamos trazer traços mais modernos, sem perder elementos que nos representam muito bem.”, explica Ana Luiza.

“Os passos do São Luiz são sempre guiados pelos valores que construíram a marca. Nesse novo momento, por exemplo, o símbolo parte de uma releitura do tradicional trevo e se transforma em quatro corações, cada um traduzindo um pilar essencial da marca: coração que sonha (a visão e direção do negócio), coração que acolhe (as pessoas que fazem parte da equipe), coração que abastece (os fornecedores) e coração que escolhe (os clientes).”, explica Ana Luiza.
“Foi um trabalho construído coletivamente, em que buscamos equilibrar memória e futuro. O objetivo era reafirmar tudo o que o São Luiz representa para o Ceará enquanto apontávamos para novos patamares de crescimento”, explica Rodrigo Meireles, designer e diretor de Criação da Cluster.
O laranja vibrante, historicamente ligado à rede, ganha agora um marrom-terroso com laranja queimado, paleta que adiciona sofisticação sem romper a familiaridade. Já a nova tipografia foi toda modelada para fazer um resgate ao passado, com traços retrô, fazendo referência aos tempos de Casa São Luiz e Mercadinhos São Luiz, mas com recortes contemporâneos que projetam a marca para o futuro.
“Além disso, mantivemos também o nosso slogan: Me acostumei com você. Mais do que uma frase, ele expressa a familiaridade, o carinho e a confiança construídos com o tempo. É um elemento identitário que continua nos acompanhando nessa nova fase, preservando a essência que nos torna quem somos.”, pontua Ana Luiza.
“Toda mudança de marca é, antes de tudo, uma declaração de futuro. Mantivemos a essência da marca, mas demos um passo consistente rumo à próxima década. Esse trabalho foi criado a quatro mãos. A responsabilidade de fazer o redesing de uma marca centenária é o maior desafio. Trazer o passado, presente e futuro, narrativa, contexto e estratégia, tudo isso só foi possível por que estive ao lado do Rodrigo Meireles que conduziu o design junto a estratégia, foram muitas versões até chegamos a essa nova identidade, estamos muito felizes com o resultado e honrados em conduzir esse trabalho.”, finaliza Thiago Baldu, diretor de Estratégia da Cluster.
A nova identidade do São Luiz Supermercado será oficialmente entregue ao mercado na loja da Antônio Sales, que será inaugurada em breve em Fortaleza. O novo momento celebra a expansão e a consolidação do grupo, marcando seu retorno ao endereço que faz parte da história da empresa.